quarta-feira, 13 de julho de 2011

Lindeza...

Depois de tanto tempo, dois posts no mesmo dia!!!!

gente venho trazer este lindo vídeo pra vocês. Entrei no Facebook da Adeline Pastor (minha musa pra quem não sabe) e assisti esse vídeio lindo.
Ela é muito, muito, muito talentosa e muito boa em piruetas e fouettés. Assistam e vocês mesmo verão!!!

Busy...

Queridas e queridos leitores do meu humilde blog.... desculpe minha ausencia de posts, mas é que tudo anda tão corrido, que ando meio sem tempo de postar. Mas venho aqui partilhar com vocês meu mais novo trabalho!!!!

Eu e as meninas do meu grupo de teatro estamos trabalhando para uma mais nova apresentação no 43° EJC HUVA (Encontro de Jovens). Nós iremos dançar um ballet contemporâneo, super lindo, em cima de uma peça que nós tmabém iremos apresentar.

A coreografia está bem difícil sabe, mas suando a camisa estamos conseguindo fazer as tantas quedas e poses que a professora quer. Infelizmente ainda não tenho fotos, mas assim que tiver eu venho aqui compartilhar com vocês toda aquela buniteza!!! rsrsrsrsrs

As poses que falo são como essa aqui da foto:


Inclusive esta pose está na nossa coreografia, porem adaptada visto que não temos um bailarino (quem faz o papel dele sou eu) e as bailarinas são adultas e sem corpo de bailarina.... rsrsrsrsrsrsrs, mas mesmo assim esta lindoooooo...

Prometo que assim que eu conseguir as fotos ou um vídeo eu posto aqui para vocês, e assim que eu tiver mais tempo vou voltar a escrever com mais frequencia. Por enquanto se deliciem com essas fotos de poses lindas e que parecem impossiveis de serem realizadas!!!!




Essas poses são muito utilizadas em ballet contemporâneo, e eu acho a coisa mais linda!!!!



Riqueza!!!


terça-feira, 21 de junho de 2011

Sentimento Mútuo...

No post de hoje, eu venho trazer um assunto que deve ser tratado muito a sério por nós bailarinas. Olhando o blog da Cássia, o Dos Passos da Bailarina, me deparei com um post que tratava sobre a Soberba.

Muitos de vocês podem pensar que isso é um assunto alheio ao Ballet Clássico, ou a qualquer outro tipo de dança, porém infelizmente não é. A soberba é um sentimento muitas vezes presente em nosso meio: nas aulas, do ensaios, nas apresentações ou até em uma simples conversa entre colegas bailarinos.

O grande mal desse sentimento, não é nem o que ele ocasiona em nós mesmos, mas o que ele ocasiona na pessoa ao nosso lado. Muitas pessoas desistem de lutar por se sentirem diminuidos por colegas. Todos nós sabemos da dificuldade que encontramos no Ballet, para nos desenvolver, e executar os passos corretamente, portanto, temos que nos ajudar, e não diminuir aquele que não consegue realizar um passo corretamente.

Leia abaixo alguns trexos do belíssimo post da Cássia.

"A meu ver, a nossa derrocada no ballet clássico começa quando olhamos para o lado. Quando queremos ser melhores que todos os outros que estão presentes. Quando nosso grande oponente usa coque, presilha no cabelo, meia-calça e, olha só!, quer o solo com o qual sempre sonhamos."

"...Sempre haverá alguém um degrau acima de nós. Sempre haverá alguém um degrau abaixo de nós. O nosso lugar dependerá da bailarina com quem compartilharemos o palco: a Svetlana Zakharova ou a colega de turma nota 6. Não é uma vida angustiante, não saber em qual momento estaremos no topo ou lá embaixo? Não é saudável viver como se estivéssemos constantemente numa trincheira, prontos para atacar."

"A sua perna não alcança a sua orelha? A da Natalia Makarova também não. Você não é en dehors? Margot Fonteyn também não era. Você não é alta e esguia? Anna Pavlova também não era. Você não é bela e, além disso, é vista como uma bailarina mediana? Agrippina Vaganova te entenderia."

Quem quiser conferir o post completo da Cássia é só clicar aqui!

Vamos começar a repensar as nossas atitudes. Muitas vezes agimos de certa forma que nem percebemos, mas o nosso colega ao lado pode perceber, e não gostar!!!
Cada uma no seu limite e do seu jeito!!!!!!
Boa semana a todos!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exercícios com Tira Elástica (parte 2) - En Dehors

É meus queridos e queridas, até pra melhorar o nosso "En Dehors" essa bendita Tira Elástica é boa!!! Confere comigo os exercícios abaixo.


Lembrando sempre que caso você sinta algum desconforto, ou dor, ou qualquer coisa anormal procure imediatamente um profissional e em hipótese alguma realize um exercício muito acima da sua capacidade física. Sempre respeite o seu limite, que assim você conquista grandes coisas!


Novamente um exercício retirado do Blog da Escola Bolshoi.


1) Posicionar-se de lado e amarrar uma faixa elástica ao redor das coxas:


2) Fazer a rotação externa contra a resistência desse elástico. Vale lembrar que a coluna deve estar alinhada e é importante deixar o quadril imóvel durante o exercício:

Faça 3 séries de 10 repetições, quando ficar fácil troque a sua faixa elástica por outra mais forte.

Outro exercício bom esta no blog da Carol Lancelloti o Meia Ponta.

Lá no blog, ela nos mostrou que sua professora amarrou as coxas de uma das alunas na hora dos exercícios de changements, fazendo com que o en dehors fosse forçado o tempo todo e a posição das pernas e dos pés permanecesse correta. Confere aqui o post completo dela.

Novamente eu lembro a todos vocês que não realizem nenhum exercício acima do seu limite corporal. Sentiu alguma dor estranha pare imediatamente e procure o auxílio de uma profissional, que pode (e deve) ser o seu (sua) professor(a) de Ballet!!!

um grande Beijoooooo






terça-feira, 7 de junho de 2011

Exercícios com Tira Elástica (parte 1)

O post de hoje voltará a ser mais técnico, afinal fazia bastante tempo que eu não postava nada desse teor por aqui né!!

Eu estava procurando um negócio na internet para minha professora, quando me deparei com a tal da Faixa Elástica ou Thera Band. Essa faixa é muito utilizada em fisioterapias (eu mesma ja utilizei) e em aulas de pilates. Porém ela pode ajudar e muito a nós bailarinas e bailarinos esforçados e dedicados.

Com esse "utensilio" podemos fazer exercícios de alongamentos e de fortalecimentos, sem necessitar do auxílio de pesos extras ou de aparelhos específicos. Sem contar que ela é super prática e muito portátil (cabe em qualquer cantinho da sua bolsa).

Vou postar aqui alguns exercícios que pesquisei na internet. caso você conheça algum fisioterapeuta ou profissional de pilates (que costuma ser um fisioterapeuta), peça a ele algumas dicas e ajudas para realização dos exercícios e dicas para exercícios novos.

Irei dividir esse post em vários, pois existem muitas séries específicas de exercícios. Hoje postarei exercícios para pés e tornozelos.

Não se esqueçam de nunca fazer exercícios que te causam desconfortos e dores, principalmente na região da coluna e nas articulações, isso pode te trazer um prejuízo danado rsrsrsrs. Sempre recorra a um profissional caso você sinta alguma dificuldade na realização de algum movimento.

Agora, mãos à obra!!!!

Exercícios para os pés e tornozelos (retirados do Blog da Escola Bolshoi aqui e aqui)

Exercício A – Dorsiflexão (tibial anterior)
A 1: Joelho esticado e pé relaxado (peça para alguém segurar ou amarre a faixa em um ponto fixo).
A 2: Flexione o pé lentamente em sua direção, fazendo força contra a faixa, volte o pé lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

Figura1
Exercício B – Flexão plantar (panturrilha)
B 1: Posição inicial: joelho esticado e tornozelo a 90º(segure você mesmo a faixa).
B 2: Flexione lentamente o pé para baixo, forçando contra a faixa, volte lentamente o pé na posição inicial. Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

Figura2

Exercício C – Eversão
C1: Pernas esticadas e pés relaxados, coloque a faixa nos dois pés.
C2: Movimente os pés lentamente para fora, fazendo força contra a faixa, volte os pés lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de dez repetições (cada pé).

c

Exercício D – Inversão
D 1: Perna esticada e pés relaxados(peça para alguém segurar ou amarre a faixa em um ponto fixo).
D 2: Movimente o pé lentamente para dentro, fazendo força contra a faixa, volte o pé lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

D
 Para complementar esses exercícios, trabalhe bem a sua ponta com a sapatilha, e faça corretamente os exercícios de fortalecimento nas suas aulas de pontas. Outro aparelho utilizado é a Chinerina (figura abaixo)
Eu sei que isso mais parece um aparelho de tortura, mas ajuda muito na formação do colo de pé tão necessário e desejado no Ballet!!
A Tira Elástica e a Chinerina podem ser encontradas nesse site de compras aqui e aqui

É isso. Aproveitem bem, e realizem esses exercícios corretamente!!!

Grande Beijooo

terça-feira, 31 de maio de 2011

Carmen!!

Lembram do vídeo que eu disse que estava a procura para postar aqui??? Então encontrei!!!!! São várias cenas do Ballet Carmen, de Adeline Pastor.

Reparem na leveza e na graciosidade dos seus movimentos, mesmo ela sendo mulherão. Linda!!

Aproveitem o vídeo!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inspirante!!!

E a minha inspiração ataca novamente. A linda Adeline Pastor estrelou Carmem Bolero no mês de março e Abril na Alemanha, e ela mesma publicou algumas fotos na sua conta pessoal do site De Ballet.

Pra mim, ela não te pra ninguém!! Além de linda e muito talentosa, ela tem um corpaço. Não é magrela e sem graça como a maioria das bailarinas por ai. Ela tem cara de mulher, corpo de mulher, e dança como uma mulher. Olha só o poster de divulgação do Ballet!

Assim que eu descolar um vídeo dessa apresentação eu posto aqui para vocês!!

Choro popurinas de ver as fotos dela! Simplesmente linda, linda e mais linda!!!


Os créditos das fotos são de © Mario Perricone.

Muita correria...

Olá minhas leitoras amadas...

estou passando por aqui hj, apenas para dizer que não me esqueci do blog, mas que apenas estou vivendo numa fase muito turbulenta da minha vida. Não estou encontrando tempo para escrever, nem postar nada, o que é muito triste....

Mas assim que a correria passar, eu volto a postar sim..... estou com bastante ideias de postagens e afins... rsrsrs

Muito Obrigada por vocês entenderem!!!! Fiquem com esta linda imagem do meu ballet preferido.....


Beijooooossssssss

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saindo do Forno...

Hoje eu vou postar algo inusitado. Falarei sobre um novo repertório, que foi criado no ano de 2009.

Eu digo que é algo inusitado, porque sempre que falamos sobre Ballets de repertório nós pensamos nas histórias interpretadas ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX tendo alguns datados dos anos 1700. Porém esse que eu irei apresentar para você foi criado no ano de 2009.

Antes de postar sobre ele, eu iria escrever a história de Sylvia, como eu havia dito no post anterior, porém a minha ansiedade foi tão grande, que a minha amada Sylvia terá de esperar um pouco. Então vamos lá.

Eu estava olhando o site Ballet News, quando vi uma foto que me chamou muita atenção. Eu adoro fotos de Ballet, então fui na curiosidade para abrir, quando me deparei com uma foto belissima lembrando os egípicios. Como eu nunca tinha visto nenhum repertório famosos com aquelas roupas, eu fui tratar de descobrir do que se tratava, e foi ai que tive minha surpresa: era o Ballet Cleópatra.

Cleópatra e Júlio César
Eu assisti a um vídeo no Youtube de um Pas de Deux maravilhoso desse ballet, e reolvi obter mais informações.

A companhia que montou foi a Northern Ballet, que fica na Inglaterra, e espantosamente não é o Royal Ballet of London. o Diretor artístico deu uma entrevista bem bacana que eu traduzi, e mais abaixo irei colocá-la para vocês. Nesta entrevista ele nos conta como foi inspirador e apaixonante montar um Ballet que retratasse a vida da Cleópatra, e não apenas como rainha, mas também como Mulher, Mãe e Amante, personagens inclusive que ela desempenhou muito bem ao longo da sua vida.


Cleópatra e Júlio César
Pelo pouco que assiti nos vídeos do Youtube, nós podemos encontrar no mesmo repertório o Ballet Clássico mais emocionante seguido por Ballet Contemporâneo de tirar o fôlego, sem falar nas citações de música árabe. É um espetáculo visual muito bonito, e no quesito música o repertório é beeeeemmmm lindo. Os figurinos são todos dignos de Cleópatra mesmo: tudo muito luxuoso, muito glamuroso e ao mesmo tempo muito sensual.

Cleopátra

Cleópatra e Júlio César
A grande tristeza de minha vida, é que ainda não tem em DVD e eles apenas estão fazendo turnê por Londres (nada de Brasil na agenda deles - o que já era de se esperar). Então temos que torcer muito para que eles lancem logo um DVD bem lindo de todo esse espetáculo maravilhoso, assistir apenas pelo Youtube não satifaz minhas vontades!!!!!!

Cleópatra e Marco Antônio

Marco Antônio com Otávio

Cleopátra e Marco Antônio


Corpo de Baile
A balarina responsável por dar vida a Rainha é Martha Leebolt.
Marco Antônio é: Tobias Betley
Júlio César: Javier Torres
Otávio: Hironao Takahashi

E se você quiser saber ainda mais, acesse o site http://northernballet.com/confidential/index.php o grande problema é que é todinho inglês, mas lá tem vídeos, fotos, a entrevista de David Nixon, e a agenda. (Pra quem for viajar para Londres por esse dias #ficaadica)

Espero que tenham gostado, pq eu estou apaixonada!!!!

Entrevista com David Nixon

Artistic Director: David Nixon, OBE 

  • Porque você escolheu montar um Ballet sobre a Cleópatra?
Há muitos anos que eu sou interessado pelo período e pela história da Cleópatra. Há 2000 anos atrás ela foi a mulher mais popular do mundo. E eu acho que a lenda e o mistério dessa mulher apenas cresceram com o passar do tempo.
Eu estou retratando a Cleópatra como a mulher, a rainha, a mãe, a amante. Quero que o público a veja e a compreenda como uma humana e não apenas como a mulher que governou um país. Ela possuía a qualidade de se envolver com homens e prendê-los facilmente, e estou torcendo par conseguir transmitir esse carisma, e ao mesmo tempo mostrar ao público que ela tinha filhos e queria protegê-los. Ela foi uma mulher que pensou várias vezes na vida que ela tinha conquistado. Existia uma mulher inacreditável ali.

  • Qual a inspiração por trás disso?
A inspiração foi a re-montagem de Wuthering Heights em 2009, porque Claude-Michel Schönberg e eu decidimos que precisávamos de uma nova cena no Ballet. Com a re-montagem de parte da musica para Wuthering Heights o ballet se tornou mais poderoso e mais intenso do que esperávamos. Claude-Michel ficou muito inspirado e imediatamente começamos a conversar sobre um novo projeto e eu disse que Cleópatra estaria nele.
Duas semanas depois eu recebi uma ligação falando: “Você poderia vir até aqui escutar uma música que eu escrevi?” E ficou inacreditável. Ela era imaginativa, sensual, tinha movimento e capturava a humanidade dos personagens. Eu me senti dentro da música que ele havia escrito, junto com a Cleópatra. A primeira parte que eu escutei foi o momento em que ela conhece César, e o espírito foi muito bem capturado então eu senti que eu não poderia deixar outra pessoa coreografar esta música.

  • Qual a relação que a dança tem com a música?
Com a música do Claude-Michel, a dança surgiu espontaneamente. Eu senti que eu estava respondendo ao que ele havia escrito. Talvez porque ele escreva para musicais que sempre tem mais propósito com o que você pode fazer com a música. Quando você pega sinfonias ou músicas do gênero, elas são muito rígidas com o que você tem que desenvolver. Então depois de tudo você percebe que não era o que você queria para o momento. Contudo com a música do Claude-Michel, não importa aonde eu estivesse, eu sempre poderia trabalhar com ela. Ela move você, e você se move para ela. Você não precisa se esforçar para saber o que fazer com a música, ela é muito poderosa. Para mim, esta foi a melhor coisa que ele já escreveu.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Ballet Preferido

Hoje eu quero falar um pouco sobre meu Ballet Preferido.

Eu demorei um pouco até ter um Ballet preferido sabe. Quando eu comecei a entrar nesse mundo, eram tantas novidades, tantos repertórios, tantas danças, roupas, bailarinas e bailarinos, que ficava muito difícil eleger apenas um para chamar de "meu Ballet preferido". Porém depois de um tempo, a gente vai se acostumando, vai assistindo repetidas vezes os mesmos repertórios e você já consegue distinguir seu gosto pessoal naquela ou nessa apresentação. E comigo foi bem assim.

Eu estava no excelente blog da Cássia, quando eu me deparei com esse post aqui, e vou te falar que foi amor a primeira vista.

Primeiro eu me apaixonei pelo figurino, pq ele não é todo cheio de tutus e tanta delicadezas, e depois pela historia em si, pelos personagens, por nos levarem a mundo diferente. Ele nos remete à mitologia grega, a vida de deuses, a essas histórias tão fascinantes e tão diferentes das "histórias de sempre" que encontramos nos repertórios por aí.

Não que eu não goste dos outros, ou que eu não goste de tutus, eu amo os outros repertórios também, acho tudo lindo, mas Sylvia ganhou meu coração, tanto que, quem me tem no Facebbok, percebeu que ultimamente eu só tenho postado fotos desse Ballet.

Em Sylvia nós nos deparamos com a força feminina e não com a maculina. A protagonista é valente, usa um figurino lindo, lembrando a uma caçadora... rsrsrsrsrsrs

Olha esse arco que tudo!!!
Sem contar que eu achei um máximo ela ficar com esse arco em mãos o tempo todo.

No post de hoje eu não irei contar a história, estou preparando um post só para isso, mas vou colocar aqui um vídeo da parte que eu mais amo e adoro...

Espero que vocês tabém gostem....



Um beijoooo e bom dia!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bailarina Internacional...

Boa tarde meninas...

Eu estava lendo o Blog da Kerche&Kerche quando me deparei com uma entrevista bem legal. A Kerche&Kerche é uma loja especializada em produtos de dança, e eles tem um blog o Kerche&Kerche New's Blog, que sempre traz novidades e entrevistas bem legais na área de dança e ballet.

Nesse mês de Maio, eles trouxeram uma entrevista com uma bailarina de 16 anos, aqui do Brasil, mas especificamente do Rio de Janeiro que foi adimitida no Royal Ballet of London. Isso é algo que deve nos trazer muito orgulho. Mesmo que ela não seja da nossa família, não seja uma conhecida nossa, nem nada disso, ela é uma brasileira, e uma brasileira que foi reconhecida pelo seu talento.


É muito difícil ver bailarinos brasileiros em companhias do exterior, sempre que entros nos sites, e vejo lista do bailarinos da companhia de 100 profissionais sempre tem uns dois ou três brasileiros, o que é muito triste para nós. Hoje eu não tenho intenção e nem condição de aspirar a uma vaga numa companhia dessas, mas eu vejo isso como um futuro para aquelas crianças e adolescentes brasileiros que sonham com isso.



Vejam na íntegra a entrevista com a Mayara Magri. A entrevista é muito boa, e mesmo ela tendo apenas 16 anos, a menina se mostra muito "pé no chão" e muito, muito dedicada, coisa que não pode faltar pra quem quer chegar onde ela chegou.

Uma das partes da entrevista que eu mais gostei foi essa:

DK: Agora que você foi chamada para o Royal, o que você vai fazer? Vai ficar por lá para sempre, vai só fazer esse um ano de curso e vai voltar…?

MM: Não sei bem ainda o que eu farei depois, até porque nunca fiquei tanto tempo fora de casa, vou fazer a experiência e ver o que acontece, como será a adaptação e tudo. Sei que vai ser difícil; minha família é muito unida. Mas quero fazer uma coisa de cada vez. Esse tempo no Royal será maravilhoso, até porque é uma escola de referência; sem emprego, ao menos, sei que não vou ficar!

DK: Como fica a sua cabeça com tudo isso que vem acontecendo? Agora que você explodiu em Joinville, Lausanne, Nova Iorque e foi admitida no Royal?

MM: Tá tudo no lugar! (risos). Procuro manter a humildade sempre; porque se deu certo assim até hoje, é esse o meio para acertar. Não vou mudar o meu jeito de pensar. Por mais que eu seja uma grande bailarina de uma grande companhia; estarei sempre aprendendo coisas novas. O ballet é o que quero pra minha vida. O que eu puder fazer para me aprimorar, farei; cursos, workshops, o que for preciso. Não dá pra dançar ballet para sempre, então tenho que pensar no futuro; quem sabe ser professora, sei lá. O que eu puder agarrar de bom, vou agarrar.

DK: Qual recado você deixa pras meninas que como você querem fazer ballet pra vida inteira?

MM: Primeiro de tudo, tem que ter foco. Pra ser bailarina tem que ser de tudo um pouco, tem que ser completa; tem que ter disciplina com horários, buscar ao máximo fazer aulas, trabalhar as suas dificuldades em sala, a constância de um desenvolvimento de aprendizado dentro do ballet, pra quando chegar no palco fazer bonito. Manter uma boa desenvoltura nas aulas para garantir uma boa técnica. Dar sempre um passo à frente a cada dia. Fazer sempre um pouco a mais. Buscar melhorar. Foi o que ocorreu comigo; um ensaio atrás do outro, uma preocupação com os detalhes, tudo bem à risca. Alimentar-se bem é muito importante. Ter uma boa alimentação é indispensável para manter a musculatura forte e a boa saúde. O foco é importante para que dê certo. Só dá certo no palco, na vida, se você faz tudo certo. Tento fazer dar certo. Até agora deu, né!


Nosso país está muito bem representado não acham?????

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação!!!

Gostaria de compartilhar com vocês que acompanham o Blog, algumas fotos da minha apresentação na encenação da Paixão de Cristo. Ainda não sao as fotos oficiais porque elas não estão prontas, mas assim que eu as tiver em mãos eu posto aqui para vocês verem.




Foi tudo muito lindo, valeu muito o esforço, e eu já não vejo a hora de chegar o ano que vem!!!!!!

Agora algumas fotos de bastidores rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs





Saudade dessa turma já!!!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

As Cabeças

Olá meninas....

Após muito tempo sem escrever (de novo!!!!), estou de volta.... rsrsrsrsrs... peço até que me desculpem, mas é que ando muito atarefada aqui no meu trabalho e minha faculdade, entoa não tenho tido muito tempo pra elaborar posts legais. Mas hoje eu consegui um tempinho e vou falar sobre as posições das cabeças nos passos de ballet.

Eu estava na aula Sábado e enquanto fazíamos os nossos exercícios na barra, a minha professora reparou nas nossas posições de cabeça. Estavam todas erradas!!!! rsrsrsrsrsrsrs

Pra falar a verdade eu nunca me atentei a isso, ate porque durante a aula eu fico tão absorta nos movimentos e exercícios (e nas dores) que eu nem percebo como esta minha cabeça, minha boca (eu tenho mania de morder os lábios....). Porém isso é algo grave, pois quando pegamos essa mania nas aulas, é muito difícil consertá-las quando estamos no palco, ou seja, se você fazer todos os seus exercícios com a cabeça torta, no palco você fará igual.... rsrsrsrsrsrsrs

E justamente por isso eu fui atrás de descobrir quais são as posições certas para que assim, tudo ficasse alinhadinho, pés, braços, quadril, costas e cabeça.

As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura abaixo: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda).


 
a(para frente); b(inclinada); c(para cima); d(para baixo); e(para o lado)

Cada uma dessas posições se designa a um passo especifico, ou seja, cada passo que executamos necessita de uma posição de cabeça certa, como acontece com os pés e com os braços, e para sabermos quais são as posições corretas para cada passo, só perguntando para nossa professora ou pesquisando a respeito de cada passo, assistindo vídeos, vendo fotos.


Reparem nas cabeças retas das bailarinas, olhando para o horizonte.
Aqui a cabeça é inclinada e o olhar para frente
Aqui a cabeça esta para cima (embora algumas meninas não acompanharam o movimento neh rsrsr)
Para o lado, com o olhar também acompanhando o movimento
Cabeça para baixo.
Estas são as posições das cabeças, mas em todas podem sofrer mudanças no olhar, podemos por exemplo ter uma cabeça virada de lado com o olhar para baixo, ao invés de para o horizonte como na foto acima. Tudo isso vai depender da situação do passo, do repertório, do que se quer passar ao público.
  
Portanto meninas, vamos ao estudo e vamos reparar muito bem em nossa postura e agora na posição correta de nossa cabeça, porque isso faz toda a diferença na hora de uma apresentação.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

+ Sobre Ballet Contemporâneo

Nossa quanto tempo que não escrevo nada!!!! Estava com muitas saudades, mas é a correria do dia a dia néh!!!!! Mas vamos ao que interessa.....

Hoje, irei postar novamente sobre Ballet Contemporâneo, afinal estou vivendo isso nos ultimos quatro meses da minha vida, e pra falar a verdade estou até gostando!!!!


Claro que eu morro de amores pelo clássico. Pra mim o clássico é a mais linda, mais emocionante, mais perfeita, mais completa de todas as modalidades de dança, mas o contemporâneo tem tomado seu devido lugar no meu coração!!!!!

Quando comecei a ensaiar minha coreografia (que é bem rapidinha, cerca trê minutos) achei que fosse ser mais fácil sabe. Afinal para mim nada poderia ser mais dificil do que dançar delicadamente em cima de uma ponta que esmaga todos os seus dedos e todas as suas unhas, e ainda por cima ter que fazer cara de linda. Mero engano meu... Contemporâneo é muito dificil.... rsrsrsrsrsrsrs


Bem ao contrário do Ballet Clássico, o Contemporâneo é muito forte. A sua expressão tem que ser forte, seus movimentos e gestos devem ser fortes, para marcar bem cada passo na música. Não é leve e delicado como o Clássico. Não é redondo, é reto. Bem reto inclusive!!!

Tudo muito bem esticado e marcado.... inclusive os pés e as pernas (nada de relaxar como eu pensei que fosse hahahahahahahahahaha). A diferença é que não é necessário o uso das sapatilhas de pontas, embora em algumas coreografias se utilizem.

Enfim, é realmente muito diferente do clássico, exige muito do seu físico (particularmente eu me canso muito mais, e tanto que machuquei o joelho com ele), exige muito da sua concentração (coisa que o clássico ou qq outra dança também exige) e exige bastante da sua expressão corporal e facial. Essa vertente do Ballet, não é como o clássico (postura sempre muito reta, tudo muito encaixado, cabça, ombros e quadris alinhados) você fica mais solto, porém deve ter uma expressão corporal que passe ao público o sentimento que você deseja transmitir. Como não tem um repertório, você deve passar a história a ser contada apenas com seu corpo.




Eu poderia ficar oras aqui escrevendo a respeito, afinal essa é minha nova paixão, mas prometo que irei publicar mais sobre essa dança tão fascinante.


Um beijo meninas, e atéo próximo post!!!!