terça-feira, 3 de maio de 2011

As Cabeças

Olá meninas....

Após muito tempo sem escrever (de novo!!!!), estou de volta.... rsrsrsrsrs... peço até que me desculpem, mas é que ando muito atarefada aqui no meu trabalho e minha faculdade, entoa não tenho tido muito tempo pra elaborar posts legais. Mas hoje eu consegui um tempinho e vou falar sobre as posições das cabeças nos passos de ballet.

Eu estava na aula Sábado e enquanto fazíamos os nossos exercícios na barra, a minha professora reparou nas nossas posições de cabeça. Estavam todas erradas!!!! rsrsrsrsrsrsrs

Pra falar a verdade eu nunca me atentei a isso, ate porque durante a aula eu fico tão absorta nos movimentos e exercícios (e nas dores) que eu nem percebo como esta minha cabeça, minha boca (eu tenho mania de morder os lábios....). Porém isso é algo grave, pois quando pegamos essa mania nas aulas, é muito difícil consertá-las quando estamos no palco, ou seja, se você fazer todos os seus exercícios com a cabeça torta, no palco você fará igual.... rsrsrsrsrsrsrs

E justamente por isso eu fui atrás de descobrir quais são as posições certas para que assim, tudo ficasse alinhadinho, pés, braços, quadril, costas e cabeça.

As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura abaixo: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda).


 
a(para frente); b(inclinada); c(para cima); d(para baixo); e(para o lado)

Cada uma dessas posições se designa a um passo especifico, ou seja, cada passo que executamos necessita de uma posição de cabeça certa, como acontece com os pés e com os braços, e para sabermos quais são as posições corretas para cada passo, só perguntando para nossa professora ou pesquisando a respeito de cada passo, assistindo vídeos, vendo fotos.


Reparem nas cabeças retas das bailarinas, olhando para o horizonte.
Aqui a cabeça é inclinada e o olhar para frente
Aqui a cabeça esta para cima (embora algumas meninas não acompanharam o movimento neh rsrsr)
Para o lado, com o olhar também acompanhando o movimento
Cabeça para baixo.
Estas são as posições das cabeças, mas em todas podem sofrer mudanças no olhar, podemos por exemplo ter uma cabeça virada de lado com o olhar para baixo, ao invés de para o horizonte como na foto acima. Tudo isso vai depender da situação do passo, do repertório, do que se quer passar ao público.
  
Portanto meninas, vamos ao estudo e vamos reparar muito bem em nossa postura e agora na posição correta de nossa cabeça, porque isso faz toda a diferença na hora de uma apresentação.

2 comentários:

  1. valeu pelas dicas :)

    te seguindo !!!

    http://anaguedesballet.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Importantíssima a cebeça define os desenhos dos passos e importantíssimas em giros, em competições posições erradas das cabeças perdem pontos e alinhamento correto ganham mais pontos, reparem nos ballets de repertório, todas as bailarinas estão sempre olhando para o mesmo lugar e as posições de cabeça mudam de acordo com os movimentos, todas idênticas...vale a dica para treinar mais as cabeças que as vezes na correria passam despercebidas. beijos Camila, muito boa a matéria

    ResponderExcluir