terça-feira, 21 de junho de 2011

Sentimento Mútuo...

No post de hoje, eu venho trazer um assunto que deve ser tratado muito a sério por nós bailarinas. Olhando o blog da Cássia, o Dos Passos da Bailarina, me deparei com um post que tratava sobre a Soberba.

Muitos de vocês podem pensar que isso é um assunto alheio ao Ballet Clássico, ou a qualquer outro tipo de dança, porém infelizmente não é. A soberba é um sentimento muitas vezes presente em nosso meio: nas aulas, do ensaios, nas apresentações ou até em uma simples conversa entre colegas bailarinos.

O grande mal desse sentimento, não é nem o que ele ocasiona em nós mesmos, mas o que ele ocasiona na pessoa ao nosso lado. Muitas pessoas desistem de lutar por se sentirem diminuidos por colegas. Todos nós sabemos da dificuldade que encontramos no Ballet, para nos desenvolver, e executar os passos corretamente, portanto, temos que nos ajudar, e não diminuir aquele que não consegue realizar um passo corretamente.

Leia abaixo alguns trexos do belíssimo post da Cássia.

"A meu ver, a nossa derrocada no ballet clássico começa quando olhamos para o lado. Quando queremos ser melhores que todos os outros que estão presentes. Quando nosso grande oponente usa coque, presilha no cabelo, meia-calça e, olha só!, quer o solo com o qual sempre sonhamos."

"...Sempre haverá alguém um degrau acima de nós. Sempre haverá alguém um degrau abaixo de nós. O nosso lugar dependerá da bailarina com quem compartilharemos o palco: a Svetlana Zakharova ou a colega de turma nota 6. Não é uma vida angustiante, não saber em qual momento estaremos no topo ou lá embaixo? Não é saudável viver como se estivéssemos constantemente numa trincheira, prontos para atacar."

"A sua perna não alcança a sua orelha? A da Natalia Makarova também não. Você não é en dehors? Margot Fonteyn também não era. Você não é alta e esguia? Anna Pavlova também não era. Você não é bela e, além disso, é vista como uma bailarina mediana? Agrippina Vaganova te entenderia."

Quem quiser conferir o post completo da Cássia é só clicar aqui!

Vamos começar a repensar as nossas atitudes. Muitas vezes agimos de certa forma que nem percebemos, mas o nosso colega ao lado pode perceber, e não gostar!!!
Cada uma no seu limite e do seu jeito!!!!!!
Boa semana a todos!!!

2 comentários:

  1. Olá adoro o seu blog :)
    Siga o meu :
    http://bailarinas-classicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. sábias palavras.. sua e da Cássia!! Seu muito bem como é isso, odeio essa meninas que tem na minha turma ;@

    mas não vai ser isso que vai me fazer desistir =D

    beijos e até!!
    http://anaguedesballet.blogspot.com/

    ResponderExcluir