sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

E a minha Flexibiliadade???


Quando eu comecei no Ballet, um dos meu maiores problemas era a flexibilidade. Na verdade o problema não era flexibilidade, mas a falta dela, porque meu bem, euzinha aqui mal conseguia colocar a mão no joelho rsrsrsrsrsrs. Eu sofria muito com os exercícios, afinal eu fiquei 24 anos da minha vida sem praticar nenhum exercício físico.

Justamente por isso eu desatei a pesquisar se o meu caso tinha solução e descobri que tinha (ebbbaaaaaa!!!!!). Pesquisando no Google, descobri que dentro do site da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil tem um blog sobre a Saúde da bailarina e lá tem algumas matérias sobre alongamento e flexibilidade.
Uma das fisioterapeutas da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil (ETBB) Polyana Gomes, postou um comentário no blog dizendo que o alongamento/flexibilidade está sim relacionado com a idade e a intensidade do treinamento, quanto mais jovem for a pessoa e quanto mais ela treinar melhor. Porém a pessoa adulta (meu caso) se ela treinar com dedicação e sempre respeitando seus limites ela terá sim muitos ganhos, e caso a genética ajude ela pode até a chegar a fazer um Grand Écart.
Descobri também (lá no site da ETBB) que existem duas formas de alongamento: o Alongamento Estático e o Alongamento por Facilitação Neuromuscular (dói só de ler esse nome).
O Alongamento Estático, como o prórpio nome diz, é o tipo de alongamento que fazemos parados. Alongamos os músculos até o ponto de descoforto e permanecemos por um período de tempo.
O Alongamento por Facilitação Neuromuscular envolve duas ou mais fases onde há alternância de exercícios ativos (o indivíduo usa a capacidade individual somente, executando o movimento sem auxílio), e passivo (onde é submetido a uma força maior, através do auxílio de outra pessoa ou carga), objetivando conseguir um grau de amplitude articular maior do que o habitual.
Eu costumo fazer o Alongamento Estático (até porque é o mais fácil) e já posso perceber uma grande melhora na minha flexibilidade, portanto o que a fisioterapeuta disse pra mim está funcionando sim. Quem sabe um dia, nos meus sonhos mais remotos, eu consiga me alongar como a moça da foto no início do post!!!!

Pra quem quiser conferir com os próprios olhos a matéria sobre alongamento está aqui. Na página do Bolshoi também tem um exercícios para auxiliar no alongamento, e eles estão aqui.

É isso meninas, se joguem porque nós duronas também temos chance de participar do mundo das alongadas bailarinas!!!

Um comentário:

  1. Ola, Camis estamos juntas nesta.
    vamos conseguir sim...Grand Écart!!!
    tenho 23 anos...

    bjss

    ResponderExcluir