sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Colo de Pé: tê-lo ou não tê-lo???

O post de hoje tratará de um assunto muito comentado pelos blogs e sites sobre Ballet a fora: O colo de pé de uma bailarina.
Ter aquele colo de pé alto que quando esticado na sapatilha ele salta ainda mais, deixando aquela curva linda na sapatilha, é praticamente o sonho de toda bailarina.

Svletana Zakharova - Sonho de consumo!! Olha esse pe!!
Se você já nasceu agraciada com esse colo de pé sinta-se muito honrada e feliz (viu Gabi) porque seu trabalho já foi praticamente todo realizado pela sua genética. Agora se você é como eu, que tem uma curvinha bem sem vergonha na planta do pé (e isso porque eu usei três anos de bota ortopédica quando criança para ter essa mera curvinha), você vai sofrer muito nos exercícios para fortalecer seu pezinho e tentar deixá-lo mais bonito.

Tipos de pé - O meu pé e esse com a curvinha (o da frente)

Desde que entrei para as aulas de Ballet, eu sempre escutei e sempre li em todos os lugares que ter esse colo de pé enorme além de lindo, ajudava na execução dos passos. Pois além desses pés serem mais fortes, o colo de pé proporciona maior estabilidade para a bailarina (inclusive tem algumas meninas na minha turma com esses colos de pé gigantes e realmente, elas aparentam ter mais estabilidade e facilidade nas aulas).

Porém minha vida mudou hoje. Enquanto eu pesquisava material e fotos para esse post, eu li no blog “Dos Passos da Bailarina”, algo um pouco diferente.
A companheira de Blog Cássia, postou um trecho do livro da Agrippina Vaganova, Princípios básicos do ballet clássico, que esse colo de pé muito grande atrapalha na execução de saltos e giros. Vejam só o trecho do livro que ela postou no Blog:

[...] há várias formas de pontas, e elas dependem da constituição do pé do bailarino. O mais confortável para dançar em pontas é um pé cujos dedos sejam de tamanho igual, como se fossem “cortados do mesmo tamanho”, com um peito do pé baixo e sólido, e um forte tornozelo.
O pé que normalmente consideramos belo, isto é, um que tenha um arco alto, um tornozelo fino e bem torneado, dedos corretamente agrupados, torna-se difícil de executar movimentos nas pontas, especialmente aqueles que requerem saltos sobre elas.
Agrippina Vaganova, Princípios básicos do ballet clássico, p. 134.

Pois é, ler isso me deu uma luz no fim do túnel. Meu pé não tem esse arco enorme. Ele tem um arco pequeno e um colo de pé baixo, e por incrível que pareça meus dedos são praticamente todos do mesmo tamanho (por isso meus primos sempre me aterrorizaram com piadinhas sobre meu pé, que até então era um pé monstro rsrsrsrsrsr).
Claro que com apenas um ano de aulas meu pé e meus tornozelos ainda não são fortes o suficiente, eu preciso sofrer muito ainda para obter esse fortalecimento, mas isso me trouxe alguma esperança de sucesso.
Mas como a Cássia disse no Blog, de nada adianta um pé super forte se a bailarina não tiver estabilidade nos tornozelos. Portanto meninas se joguem nos exercícios de fortalecimento que isso irá te ajudar e muito para o desempenho das aulas.
Para mais informações sobre os exercícios e sobre seu tipo de pé, acessem http://dospassosdabailarina.wordpress.com/ lá você encontrará muitas dicas de exercícios fortalecedores entre outros assuntos relacionados a arte que é o Ballet Clássico.

3 comentários:

  1. É verdade, muuuuito cólo de pé atrapalha sim, pois a bailarina requer de muita força para achar seu ponto de equilíbrio, principalmente nos giros. Vc pode ver pela Gabi, que tem dificuldades para se equilibrar e a Milena com menos cólo de pé, faz o q quer na ponta. Mas claro, com o tempo adequado e muito treino a bailarina vai "moldando" os pés para cada passo, mas como tudo na vida isso requer experiência. O importante é ter força de vontade e dedicação.
    Beijos....ps: adorei o blog, parabéns.
    Veruska

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigada por compartilhar de seu conhecimento de professora... Com a ajuda de vocês esse blog vai melhorar muito e nossas coreografias também... rsrsrsrs Vamleu Veruska

    ResponderExcluir
  3. é Verdade, eu tenho muito colo de pé e não acha uma sapatilhe que dure mas que uma aula, e não aguento mas ficar comprando sapatilhas --'' preciso achar uma nova maneira de trabalhar com ele...
    Adorei as dicas , muito obrigado ;]

    ResponderExcluir