quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Equilíbrio...

Muitas vezes ao pensar em Ballet, visualizamos lindas bailarinas fazendo movimentos graciosos e precisos, fluidos, parece até ser a coisa mais natural do mundo. Pensamos também na grande flexibilidade das bailarinas e bailarinos, da força que eles adiquirem, do seu condicionamento físico, mas as vezes nos esquecemos de algo muito fundamental para a execução de praticamente todos os passos na dança: O Equilíbrio.


Tente imaginar uma bailarina, ou um bailarino sem equilíbrio, nem na meia ponta ele conseguiria subir quanto mais dançar um Ballet de Repertório completo. Justamente por este ponto ser de muita relevância para o aprendizado da dnça falaremos sobre ele hoje.

Pesquisando a respeito deste tema, eu encontrei no site efdeportes.com uma matéria bem interessante sobre equilíbrio, que dizia o seguinte: 
O equilíbrio, segundo Silveira (2006) é a manutenção de uma postura particular do corpo com um mínimo de oscilação (equilíbrio estático); ou a manutenção da postura durante o desempenho de uma habilidade motora que tende a perturbar a orientação do corpo (equilíbrio dinâmico), no qual seus desempenhos influenciam em variadas habilidades motoras específicas, inseridos em diferentes grupos de ação.

No Ballet clássico, existe a necessidade de um trabalho bem estruturado em sua totalidade, tanto nos aspectos físicos quanto motores, e também o controle de diferentes capacidades, e aí inclui-se o equilíbrio e a flexibilidade, atuando como pré-requisitos básicos para execução tecnicamente correta dos movimentos. Ainda, ressalta-se que estas são necessárias e essenciais para o desenvolvimento de atividades da vida diária de qualidade, proporcionando ao indivíduo maior liberdade e a ocorrência de movimentos mais harmônicos, indispensável ao bailarino (DANTAS, 2005).


Porém, a maioria das pessoas pensam que esse equilíbrio necessário para a prática do Ballet é algo que adiquirimos apenas quando pequenos, porém uma pesquisa apresentada no Jornal Folha On Line, mostra algo um pouco deiferente. Eles mostraram uma pesquisa feita por Tim Watson, professor de fisioterapia da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, onde ele avaliou profissionais do Ballet e profissionais da Natação. Os bailarinos mostraram melhor desempenho relacionado ao equilíbrio, flexibilidade, força de empunhadura, menos taxa de gordura corporal, salto em distância e salto em altura (algo que já era esperado, visto que no Ballet todas essas atividades são trabalhadas praticamente a todo momento).

Essa pesquisa foi feita com profissionais, mas pode também servir para atletas amadores, como mostra Zélia Monteiro, bailarina e professora do curso de comunicação das artes do corpo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, "o balé é uma forma de fortalecer os músculos sem encurtá-los e de trabalhar várias habilidades, como coordenação motora e equilíbrio, ao mesmo tempo. Esses benefícios da atividade podem ser obtidos por qualquer praticante, profissional ou amador". E de acordo com Sílvia Geraldi, coordenadora do curso de dança da Universidade Anhembi Morumbi, um adulto também pode adiquirir o equilíbrio de um profissional que começou a prática desde criança, "hoje em dia, nem para profissionais isso é verdade. Não é preciso começar cedo, mas é fundamental que o aprendizado seja bem-feito, com um trabalho de consciência corporal bem fundamentado".

O trabalho de consciência corporal e a busca da qualidade do movimento são as chaves para explicar o sucesso das aulas de balé para adultos não-profissionais. As aulas disponíveis ainda não são muitas, mas os locais que oferecem a atividade têm as salas lotadas de alunos bastante empolgados com o tipo de trabalho oferecido e com os resultados obtidos. Afinal o Ballet não dá equilíbrio apenas para o corpo, mas equilibra também a mente e a alma do praticante, que deve através da dança expressar seu sentimentos, e também os sentimentos do personagem que ele está representando.

Por isso minhas amigas adultas praticantes de Ballet, não se desesperem que o sol também brilha para nós. Basta apenas termos dedicação e empenho que a gente também chega lá. Rumo ao equlíbrio perfeito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário