sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Contraia já este Abdomen!!!!!!!!!

Estava eu em toda minha inocência e ignorância do assunto, pesquisando sobre a contração abdominal no Ballet Clássico. (Bem, depois de você ouvir tanto isso na aula, você acaba ficando meio curiosa né!!!).

Eu esperava encontrar apenas que o importante da contração era apenas para ficar mais "bonitinha" na foto.... Ai, quanta ilusão a minha.....

Eu jamais imaginaria a importância que tem a força abdominal na nossa vida bailarinística. E você está preparada para saber??? Se não estiver, prepare-se. E já vá pensando em começar a fazer abdominais fora das aulas de Ballet...

Começando a minha pesquisa é claro que me deparei com um monte de baboseiras (inclusive eu reparei como tem academias associando o Ballet e o Pilates e oferecendo uma aula chamada POWER BALLET... absurdoooooo), mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, continuei minha navegação pelo Google em busca de algo realmente correto e embasado.

Foi quando me deparei então com o site "Le Monde du Ballet", que dizia que um abdomen bem fortalecido ajuda no equilíbrio dos giros e nos trabalhos das pontas, além é claro de melhorar a postura, ajudar nas altas extensões e prevenir lesões na região lombar. Nesse site também existe uma série de exercícios que ajudam no fortalecimento do abdomen e das costas. 

Contraíííííída
Nesse ponto eu já achei interessante, afinal pelo menos algum lugar mostrava a importância de eu ouvir tanto "contrai o abdomen, Camila". Mas ainda não estava convencida, por isso continuei minha pesquisa, e assim me deparei com um trabalho bem legal.

Encontrei um trabalho que dizia "O abdomen no Ballet é fundamental, é o centro da força para estabilização central". Com isso, a pessoa que pratica Ballet, precisa ter um bom controle da musculatura abdominal, bem como dos músculos estabilizadores de ombro". A partir daí, há uma liberação do músculo oblíquos, como se quisesse trazer as costelas em direção ao umbigo. O bailarino precisa do centro de força se fechando na cintura, produzida pelo músculo transverso do abdomen" (Cardoso, 2008).

A força abdominal que nos é exigida não é apenas para o correto posicionamento postural durante os movimentos, mas também para um adequado equilíbrio da musculatura abdominal e dorsal. Ou seja, com um abdomen bem trabalhado, o seu corpo compensa o esforço realizado pela sua coluna (isso minha gente é uma lei da física: compensação de esforços).

Esse negócio de compensação de esforços também foi publicado em um artigo da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano "... não é apenas para desempenho das atividades físicas necessárias, mas existe a necessidade de manutenção do equilíbrio corporal geral, seja pela harmonia muscular do corpo ou por compensação devido à sobrecarga em regiões corporais específicas decorrentes das técnicas de Ballet."

E essa revista continuava dizendo que é necessário do desenvolvimento da região abdominal para que, devido ao uso excessivo da coluna lombar durante as aulas e coreografias, uma área não precise compensar a fraqueza da outra.

Ou seja meninas, como temos a necessidade de um abdomen fortalecido muitas vezes o trabalho realizado na aula não é suficiente, levando à necessidade do trabalho extra. (humpf!!!!)


Ahhhh e só mais uma coisinha.... entrem nesse link aqui, e leiam a matéria sobre en dehors, e vejam a necessidade do trabalho abdominal também para conseguirmos a rotação correta dos pés e dos joelhos.

Cansadas???? Se joguem agora nos abdominais, e vamos abalar nas nossas apresentações...... rsrsrsrsrs

Um beijooooo


5 comentários:

  1. E eu?
    Aff...sempre ouço minha professora gritar essa frase em meu ouvido!
    =P
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  2. Oieee

    Tava lendo isso e aquela coisa do trabalho do Cardoso que fala do centro de força ser na cintura e tal... Lembro de uma aula de física minha que falava que o nosso centro de gravidade é na região do umbigo, até por isso que as gravidas andam se inclinando para traz, pq elas naturalmente tentam voltar seu centro de gravidade para a posição correta...
    Então isso tem tudo a ver.. precisamos estar com a nossa força concentrada no nosso centro de gravidade para n perdermos o equilibrio!!
    Acho que é isso ne.. vc como engenheira deve entender isso um pouco melhor que eu! rsrs

    Carla

    ResponderExcluir
  3. é isso sim.... o problema é.... concentrar a força no umbigo hahahahahaha qualquer dia ele pula pra fora..... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Muito interessante este post, mas não consigo abrir o primeiro site "Le Monde du Ballet", ficaria muito agradecida se me enviar, quero pegar os exercicios para fortalecer o abdomen :)

    ResponderExcluir