terça-feira, 31 de maio de 2011

Carmen!!

Lembram do vídeo que eu disse que estava a procura para postar aqui??? Então encontrei!!!!! São várias cenas do Ballet Carmen, de Adeline Pastor.

Reparem na leveza e na graciosidade dos seus movimentos, mesmo ela sendo mulherão. Linda!!

Aproveitem o vídeo!!!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Inspirante!!!

E a minha inspiração ataca novamente. A linda Adeline Pastor estrelou Carmem Bolero no mês de março e Abril na Alemanha, e ela mesma publicou algumas fotos na sua conta pessoal do site De Ballet.

Pra mim, ela não te pra ninguém!! Além de linda e muito talentosa, ela tem um corpaço. Não é magrela e sem graça como a maioria das bailarinas por ai. Ela tem cara de mulher, corpo de mulher, e dança como uma mulher. Olha só o poster de divulgação do Ballet!

Assim que eu descolar um vídeo dessa apresentação eu posto aqui para vocês!!

Choro popurinas de ver as fotos dela! Simplesmente linda, linda e mais linda!!!


Os créditos das fotos são de © Mario Perricone.

Muita correria...

Olá minhas leitoras amadas...

estou passando por aqui hj, apenas para dizer que não me esqueci do blog, mas que apenas estou vivendo numa fase muito turbulenta da minha vida. Não estou encontrando tempo para escrever, nem postar nada, o que é muito triste....

Mas assim que a correria passar, eu volto a postar sim..... estou com bastante ideias de postagens e afins... rsrsrs

Muito Obrigada por vocês entenderem!!!! Fiquem com esta linda imagem do meu ballet preferido.....


Beijooooossssssss

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Saindo do Forno...

Hoje eu vou postar algo inusitado. Falarei sobre um novo repertório, que foi criado no ano de 2009.

Eu digo que é algo inusitado, porque sempre que falamos sobre Ballets de repertório nós pensamos nas histórias interpretadas ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX tendo alguns datados dos anos 1700. Porém esse que eu irei apresentar para você foi criado no ano de 2009.

Antes de postar sobre ele, eu iria escrever a história de Sylvia, como eu havia dito no post anterior, porém a minha ansiedade foi tão grande, que a minha amada Sylvia terá de esperar um pouco. Então vamos lá.

Eu estava olhando o site Ballet News, quando vi uma foto que me chamou muita atenção. Eu adoro fotos de Ballet, então fui na curiosidade para abrir, quando me deparei com uma foto belissima lembrando os egípicios. Como eu nunca tinha visto nenhum repertório famosos com aquelas roupas, eu fui tratar de descobrir do que se tratava, e foi ai que tive minha surpresa: era o Ballet Cleópatra.

Cleópatra e Júlio César
Eu assisti a um vídeo no Youtube de um Pas de Deux maravilhoso desse ballet, e reolvi obter mais informações.

A companhia que montou foi a Northern Ballet, que fica na Inglaterra, e espantosamente não é o Royal Ballet of London. o Diretor artístico deu uma entrevista bem bacana que eu traduzi, e mais abaixo irei colocá-la para vocês. Nesta entrevista ele nos conta como foi inspirador e apaixonante montar um Ballet que retratasse a vida da Cleópatra, e não apenas como rainha, mas também como Mulher, Mãe e Amante, personagens inclusive que ela desempenhou muito bem ao longo da sua vida.


Cleópatra e Júlio César
Pelo pouco que assiti nos vídeos do Youtube, nós podemos encontrar no mesmo repertório o Ballet Clássico mais emocionante seguido por Ballet Contemporâneo de tirar o fôlego, sem falar nas citações de música árabe. É um espetáculo visual muito bonito, e no quesito música o repertório é beeeeemmmm lindo. Os figurinos são todos dignos de Cleópatra mesmo: tudo muito luxuoso, muito glamuroso e ao mesmo tempo muito sensual.

Cleopátra

Cleópatra e Júlio César
A grande tristeza de minha vida, é que ainda não tem em DVD e eles apenas estão fazendo turnê por Londres (nada de Brasil na agenda deles - o que já era de se esperar). Então temos que torcer muito para que eles lancem logo um DVD bem lindo de todo esse espetáculo maravilhoso, assistir apenas pelo Youtube não satifaz minhas vontades!!!!!!

Cleópatra e Marco Antônio

Marco Antônio com Otávio

Cleopátra e Marco Antônio


Corpo de Baile
A balarina responsável por dar vida a Rainha é Martha Leebolt.
Marco Antônio é: Tobias Betley
Júlio César: Javier Torres
Otávio: Hironao Takahashi

E se você quiser saber ainda mais, acesse o site http://northernballet.com/confidential/index.php o grande problema é que é todinho inglês, mas lá tem vídeos, fotos, a entrevista de David Nixon, e a agenda. (Pra quem for viajar para Londres por esse dias #ficaadica)

Espero que tenham gostado, pq eu estou apaixonada!!!!

Entrevista com David Nixon

Artistic Director: David Nixon, OBE 

  • Porque você escolheu montar um Ballet sobre a Cleópatra?
Há muitos anos que eu sou interessado pelo período e pela história da Cleópatra. Há 2000 anos atrás ela foi a mulher mais popular do mundo. E eu acho que a lenda e o mistério dessa mulher apenas cresceram com o passar do tempo.
Eu estou retratando a Cleópatra como a mulher, a rainha, a mãe, a amante. Quero que o público a veja e a compreenda como uma humana e não apenas como a mulher que governou um país. Ela possuía a qualidade de se envolver com homens e prendê-los facilmente, e estou torcendo par conseguir transmitir esse carisma, e ao mesmo tempo mostrar ao público que ela tinha filhos e queria protegê-los. Ela foi uma mulher que pensou várias vezes na vida que ela tinha conquistado. Existia uma mulher inacreditável ali.

  • Qual a inspiração por trás disso?
A inspiração foi a re-montagem de Wuthering Heights em 2009, porque Claude-Michel Schönberg e eu decidimos que precisávamos de uma nova cena no Ballet. Com a re-montagem de parte da musica para Wuthering Heights o ballet se tornou mais poderoso e mais intenso do que esperávamos. Claude-Michel ficou muito inspirado e imediatamente começamos a conversar sobre um novo projeto e eu disse que Cleópatra estaria nele.
Duas semanas depois eu recebi uma ligação falando: “Você poderia vir até aqui escutar uma música que eu escrevi?” E ficou inacreditável. Ela era imaginativa, sensual, tinha movimento e capturava a humanidade dos personagens. Eu me senti dentro da música que ele havia escrito, junto com a Cleópatra. A primeira parte que eu escutei foi o momento em que ela conhece César, e o espírito foi muito bem capturado então eu senti que eu não poderia deixar outra pessoa coreografar esta música.

  • Qual a relação que a dança tem com a música?
Com a música do Claude-Michel, a dança surgiu espontaneamente. Eu senti que eu estava respondendo ao que ele havia escrito. Talvez porque ele escreva para musicais que sempre tem mais propósito com o que você pode fazer com a música. Quando você pega sinfonias ou músicas do gênero, elas são muito rígidas com o que você tem que desenvolver. Então depois de tudo você percebe que não era o que você queria para o momento. Contudo com a música do Claude-Michel, não importa aonde eu estivesse, eu sempre poderia trabalhar com ela. Ela move você, e você se move para ela. Você não precisa se esforçar para saber o que fazer com a música, ela é muito poderosa. Para mim, esta foi a melhor coisa que ele já escreveu.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Ballet Preferido

Hoje eu quero falar um pouco sobre meu Ballet Preferido.

Eu demorei um pouco até ter um Ballet preferido sabe. Quando eu comecei a entrar nesse mundo, eram tantas novidades, tantos repertórios, tantas danças, roupas, bailarinas e bailarinos, que ficava muito difícil eleger apenas um para chamar de "meu Ballet preferido". Porém depois de um tempo, a gente vai se acostumando, vai assistindo repetidas vezes os mesmos repertórios e você já consegue distinguir seu gosto pessoal naquela ou nessa apresentação. E comigo foi bem assim.

Eu estava no excelente blog da Cássia, quando eu me deparei com esse post aqui, e vou te falar que foi amor a primeira vista.

Primeiro eu me apaixonei pelo figurino, pq ele não é todo cheio de tutus e tanta delicadezas, e depois pela historia em si, pelos personagens, por nos levarem a mundo diferente. Ele nos remete à mitologia grega, a vida de deuses, a essas histórias tão fascinantes e tão diferentes das "histórias de sempre" que encontramos nos repertórios por aí.

Não que eu não goste dos outros, ou que eu não goste de tutus, eu amo os outros repertórios também, acho tudo lindo, mas Sylvia ganhou meu coração, tanto que, quem me tem no Facebbok, percebeu que ultimamente eu só tenho postado fotos desse Ballet.

Em Sylvia nós nos deparamos com a força feminina e não com a maculina. A protagonista é valente, usa um figurino lindo, lembrando a uma caçadora... rsrsrsrsrsrs

Olha esse arco que tudo!!!
Sem contar que eu achei um máximo ela ficar com esse arco em mãos o tempo todo.

No post de hoje eu não irei contar a história, estou preparando um post só para isso, mas vou colocar aqui um vídeo da parte que eu mais amo e adoro...

Espero que vocês tabém gostem....



Um beijoooo e bom dia!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bailarina Internacional...

Boa tarde meninas...

Eu estava lendo o Blog da Kerche&Kerche quando me deparei com uma entrevista bem legal. A Kerche&Kerche é uma loja especializada em produtos de dança, e eles tem um blog o Kerche&Kerche New's Blog, que sempre traz novidades e entrevistas bem legais na área de dança e ballet.

Nesse mês de Maio, eles trouxeram uma entrevista com uma bailarina de 16 anos, aqui do Brasil, mas especificamente do Rio de Janeiro que foi adimitida no Royal Ballet of London. Isso é algo que deve nos trazer muito orgulho. Mesmo que ela não seja da nossa família, não seja uma conhecida nossa, nem nada disso, ela é uma brasileira, e uma brasileira que foi reconhecida pelo seu talento.


É muito difícil ver bailarinos brasileiros em companhias do exterior, sempre que entros nos sites, e vejo lista do bailarinos da companhia de 100 profissionais sempre tem uns dois ou três brasileiros, o que é muito triste para nós. Hoje eu não tenho intenção e nem condição de aspirar a uma vaga numa companhia dessas, mas eu vejo isso como um futuro para aquelas crianças e adolescentes brasileiros que sonham com isso.



Vejam na íntegra a entrevista com a Mayara Magri. A entrevista é muito boa, e mesmo ela tendo apenas 16 anos, a menina se mostra muito "pé no chão" e muito, muito dedicada, coisa que não pode faltar pra quem quer chegar onde ela chegou.

Uma das partes da entrevista que eu mais gostei foi essa:

DK: Agora que você foi chamada para o Royal, o que você vai fazer? Vai ficar por lá para sempre, vai só fazer esse um ano de curso e vai voltar…?

MM: Não sei bem ainda o que eu farei depois, até porque nunca fiquei tanto tempo fora de casa, vou fazer a experiência e ver o que acontece, como será a adaptação e tudo. Sei que vai ser difícil; minha família é muito unida. Mas quero fazer uma coisa de cada vez. Esse tempo no Royal será maravilhoso, até porque é uma escola de referência; sem emprego, ao menos, sei que não vou ficar!

DK: Como fica a sua cabeça com tudo isso que vem acontecendo? Agora que você explodiu em Joinville, Lausanne, Nova Iorque e foi admitida no Royal?

MM: Tá tudo no lugar! (risos). Procuro manter a humildade sempre; porque se deu certo assim até hoje, é esse o meio para acertar. Não vou mudar o meu jeito de pensar. Por mais que eu seja uma grande bailarina de uma grande companhia; estarei sempre aprendendo coisas novas. O ballet é o que quero pra minha vida. O que eu puder fazer para me aprimorar, farei; cursos, workshops, o que for preciso. Não dá pra dançar ballet para sempre, então tenho que pensar no futuro; quem sabe ser professora, sei lá. O que eu puder agarrar de bom, vou agarrar.

DK: Qual recado você deixa pras meninas que como você querem fazer ballet pra vida inteira?

MM: Primeiro de tudo, tem que ter foco. Pra ser bailarina tem que ser de tudo um pouco, tem que ser completa; tem que ter disciplina com horários, buscar ao máximo fazer aulas, trabalhar as suas dificuldades em sala, a constância de um desenvolvimento de aprendizado dentro do ballet, pra quando chegar no palco fazer bonito. Manter uma boa desenvoltura nas aulas para garantir uma boa técnica. Dar sempre um passo à frente a cada dia. Fazer sempre um pouco a mais. Buscar melhorar. Foi o que ocorreu comigo; um ensaio atrás do outro, uma preocupação com os detalhes, tudo bem à risca. Alimentar-se bem é muito importante. Ter uma boa alimentação é indispensável para manter a musculatura forte e a boa saúde. O foco é importante para que dê certo. Só dá certo no palco, na vida, se você faz tudo certo. Tento fazer dar certo. Até agora deu, né!


Nosso país está muito bem representado não acham?????

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Apresentação!!!

Gostaria de compartilhar com vocês que acompanham o Blog, algumas fotos da minha apresentação na encenação da Paixão de Cristo. Ainda não sao as fotos oficiais porque elas não estão prontas, mas assim que eu as tiver em mãos eu posto aqui para vocês verem.




Foi tudo muito lindo, valeu muito o esforço, e eu já não vejo a hora de chegar o ano que vem!!!!!!

Agora algumas fotos de bastidores rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs





Saudade dessa turma já!!!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

As Cabeças

Olá meninas....

Após muito tempo sem escrever (de novo!!!!), estou de volta.... rsrsrsrsrs... peço até que me desculpem, mas é que ando muito atarefada aqui no meu trabalho e minha faculdade, entoa não tenho tido muito tempo pra elaborar posts legais. Mas hoje eu consegui um tempinho e vou falar sobre as posições das cabeças nos passos de ballet.

Eu estava na aula Sábado e enquanto fazíamos os nossos exercícios na barra, a minha professora reparou nas nossas posições de cabeça. Estavam todas erradas!!!! rsrsrsrsrsrsrs

Pra falar a verdade eu nunca me atentei a isso, ate porque durante a aula eu fico tão absorta nos movimentos e exercícios (e nas dores) que eu nem percebo como esta minha cabeça, minha boca (eu tenho mania de morder os lábios....). Porém isso é algo grave, pois quando pegamos essa mania nas aulas, é muito difícil consertá-las quando estamos no palco, ou seja, se você fazer todos os seus exercícios com a cabeça torta, no palco você fará igual.... rsrsrsrsrsrsrs

E justamente por isso eu fui atrás de descobrir quais são as posições certas para que assim, tudo ficasse alinhadinho, pés, braços, quadril, costas e cabeça.

As posições da cabeça podem ter cinco variações conforme a figura abaixo: reta (olhar para horizonte, posição anatômica), para trás (olhar para cima fazendo extensão da coluna cervical), para baixo (olhar para baixo fazendo flexão da coluna cervical), inclinada (olhar para frente, inclinação lateral da cabeça como se as orelhas repousassem quase sobre o ombro), virada (com o corpo reto olhar para a direita ou esquerda).


 
a(para frente); b(inclinada); c(para cima); d(para baixo); e(para o lado)

Cada uma dessas posições se designa a um passo especifico, ou seja, cada passo que executamos necessita de uma posição de cabeça certa, como acontece com os pés e com os braços, e para sabermos quais são as posições corretas para cada passo, só perguntando para nossa professora ou pesquisando a respeito de cada passo, assistindo vídeos, vendo fotos.


Reparem nas cabeças retas das bailarinas, olhando para o horizonte.
Aqui a cabeça é inclinada e o olhar para frente
Aqui a cabeça esta para cima (embora algumas meninas não acompanharam o movimento neh rsrsr)
Para o lado, com o olhar também acompanhando o movimento
Cabeça para baixo.
Estas são as posições das cabeças, mas em todas podem sofrer mudanças no olhar, podemos por exemplo ter uma cabeça virada de lado com o olhar para baixo, ao invés de para o horizonte como na foto acima. Tudo isso vai depender da situação do passo, do repertório, do que se quer passar ao público.
  
Portanto meninas, vamos ao estudo e vamos reparar muito bem em nossa postura e agora na posição correta de nossa cabeça, porque isso faz toda a diferença na hora de uma apresentação.