segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AAAAHHHHHHH O AMOR!!!!

Estava eu bisbilhotando os sites sobre Ballet, mais especificamento o Ballet News, quando eu me deparei com um editorial do Dia dos Namorados, que no mundo afora é comemorado no dia 14 de fevereiro (dia de São Valentim - Valentine's Day). O editorial foi feito com os bailarinos Daria Klimentová e Vadim Muntagirov, que creio eu são namorados (meu inglês é mais ou menos, e a reportagem e toda em inglês, só pra variar um pouco neh!!)

Bom eu achei a coisa mais linda as fotos que eles fizeram, todas num clima bem romântico... Parecia até uma apresentação mesmo... coisa fina....

Eu ia esperar até o nosso dia dos namorados pra postar isso, porém eu sou muito ansiosa rsrsrsrsrs olhem só que fotos lindas.... da até vontade de fazer igual né!!! (vou comprar um collant pro meu namorado também rsrsrsrsrs)


Essa foto é a que eu acho mais bonita


Quem quiser ver a matéria completa é só clicar aqui.

Um beijo meninas, e boa segunda feira com muita chuva, rsrsrsrsrs

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Contraia já este Abdomen!!!!!!!!!

Estava eu em toda minha inocência e ignorância do assunto, pesquisando sobre a contração abdominal no Ballet Clássico. (Bem, depois de você ouvir tanto isso na aula, você acaba ficando meio curiosa né!!!).

Eu esperava encontrar apenas que o importante da contração era apenas para ficar mais "bonitinha" na foto.... Ai, quanta ilusão a minha.....

Eu jamais imaginaria a importância que tem a força abdominal na nossa vida bailarinística. E você está preparada para saber??? Se não estiver, prepare-se. E já vá pensando em começar a fazer abdominais fora das aulas de Ballet...

Começando a minha pesquisa é claro que me deparei com um monte de baboseiras (inclusive eu reparei como tem academias associando o Ballet e o Pilates e oferecendo uma aula chamada POWER BALLET... absurdoooooo), mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, continuei minha navegação pelo Google em busca de algo realmente correto e embasado.

Foi quando me deparei então com o site "Le Monde du Ballet", que dizia que um abdomen bem fortalecido ajuda no equilíbrio dos giros e nos trabalhos das pontas, além é claro de melhorar a postura, ajudar nas altas extensões e prevenir lesões na região lombar. Nesse site também existe uma série de exercícios que ajudam no fortalecimento do abdomen e das costas. 

Contraíííííída
Nesse ponto eu já achei interessante, afinal pelo menos algum lugar mostrava a importância de eu ouvir tanto "contrai o abdomen, Camila". Mas ainda não estava convencida, por isso continuei minha pesquisa, e assim me deparei com um trabalho bem legal.

Encontrei um trabalho que dizia "O abdomen no Ballet é fundamental, é o centro da força para estabilização central". Com isso, a pessoa que pratica Ballet, precisa ter um bom controle da musculatura abdominal, bem como dos músculos estabilizadores de ombro". A partir daí, há uma liberação do músculo oblíquos, como se quisesse trazer as costelas em direção ao umbigo. O bailarino precisa do centro de força se fechando na cintura, produzida pelo músculo transverso do abdomen" (Cardoso, 2008).

A força abdominal que nos é exigida não é apenas para o correto posicionamento postural durante os movimentos, mas também para um adequado equilíbrio da musculatura abdominal e dorsal. Ou seja, com um abdomen bem trabalhado, o seu corpo compensa o esforço realizado pela sua coluna (isso minha gente é uma lei da física: compensação de esforços).

Esse negócio de compensação de esforços também foi publicado em um artigo da Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano "... não é apenas para desempenho das atividades físicas necessárias, mas existe a necessidade de manutenção do equilíbrio corporal geral, seja pela harmonia muscular do corpo ou por compensação devido à sobrecarga em regiões corporais específicas decorrentes das técnicas de Ballet."

E essa revista continuava dizendo que é necessário do desenvolvimento da região abdominal para que, devido ao uso excessivo da coluna lombar durante as aulas e coreografias, uma área não precise compensar a fraqueza da outra.

Ou seja meninas, como temos a necessidade de um abdomen fortalecido muitas vezes o trabalho realizado na aula não é suficiente, levando à necessidade do trabalho extra. (humpf!!!!)


Ahhhh e só mais uma coisinha.... entrem nesse link aqui, e leiam a matéria sobre en dehors, e vejam a necessidade do trabalho abdominal também para conseguirmos a rotação correta dos pés e dos joelhos.

Cansadas???? Se joguem agora nos abdominais, e vamos abalar nas nossas apresentações...... rsrsrsrsrs

Um beijooooo


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIOS PARA OS PÉS...

Esse assunto "pés" é algo que realmente me abala no mundo da dança. Infelizmente eu não tenho nada de colo de pé, nadica de nada coisa que me atrapalha um pouco porque eu não consigo estabilidade nas pontas e não tenho força para fazer os exercícios.

Toda a minha força vem das pernas (mas não pense que sou o incrível Hulk das pernas, pq não sou), mas apenas isso não é o suficiente para que eu realize todos os exercícios (principalmente os que não são na barra), e com isso eu fico caindo toda hora que tento fazer algo nas pontas. Aí, vendo minha desolação minha amada mestra falou que eu deveria fazer exercicíos para fortalecer os pés, e tentar ganhar mais um pouco de colo de pé.

Quase sem colo de pé..... (ainda tenho futuro!!!)
Então eu em toda minha neurose, fui procurar alguns exercícios, visto que eu não tenho para fazer em casa os famosos ponta/meia ponta, e descobri alguns que eu faço enquanto eu trabalho (hehehehehe eu disse que era neurótica).

Assim, chego em minha mesa, sento em minha cadeira, e tiro os sapatos (sim na cara de pau) e começo a exercitar os pezinhos, e pra minha felicidade acabo exercitando as pernas também, pq elas tem de ficar retas neh....

Um dos exercícios que eu faço é o seguinte: Flexione os pés, puxando os dedos dos pés em direção ao corpo. Tente apontar os dedos dos pés para o teto.


Estique os dedos dos pés em direção ao chão. Tente não apertar os dedos dos pés… ao invés disso, se esforce para torná-los uma extensão das curvas de seus pés. Esticá-los, tanto quanto possível, tornando as linhas mais longas possíveis. Segure esta posição por alguns segundos. Se você começar a sentir dores, relaxe seus pés e comece de novo.

E depois desses, eu forço o colo de pé assim como na foto:
Olha que tristeza.... retinho, retinho....
Claro que eu sei, que não é a mesma coisa que se eu estivesse fazendo com as minhas sapatilhas, na minha casa ou na acadêmia, mas acredito que ja é alguma coisa para se fazer durante a semana neh, afinal tempo pra me dedicar em casa é o que eu menos tenho rsrsrsrsrsrsrsrs...

Se você for tão neurótica quanto eu, deixe nos cometários suas aventuras para se exercitar!!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Dificuldade da Pirueta

Acho que como a grande maioria das bailarinas iniciantes (como eu), a grande e enorme dificuldade é fazer uma pirueta sem se estatelar no chão.... rsrsrsrsrsrs.....


Eu andei pesquisando o assunto e percebi que não sou apenas eu, que sofro com isso... (cheguei a pensar que eu que não tenho estabilidade rsrsrsrsr acho que meu centro de gravidade é meio torto). Eu não consigo dar nenhum pirueta, nem que seja a mais simples, da mais simples, da mais simples.... (Acho até que se eu tentar fazer com os dois pés no chão eu desequilibro rsrsrsrsrsrsrs)

Então é ai que minha linda e querida professora entra. Ela disse que eu tenho que arrumar minha cabeça..... mas me diga uma coisa, como???? Esse negócio de cabeça é a última que sai e a primeira que chega é muito complicado para o meu cérebro..... Até eu pensar nisso, eu já caí rsrsrsrsrsrs então resolvi pesquisar se existe algo que eu possa fazer a respeito, mas eu não achei nada.....

A Veruska (minha professora) disse pra eu ficar na frente do espelho, rodando e marcando a cabeça bem devagar, pra eu conseguir na hora do giro.... mas não sei não.... eu não consigo pensar nisso na hora.... sei lá o que acontece comigo....

Se alguém tiver uma luz, tiver uma indicação de bibliografia, tiver um exercício, qualquer coisa que puder me ajudar eu ficarei muito grata, pq eu to vendo a hora que eu ainda vou cometer um acidente na aula hahahahahahahahahahahaha


Um beijooooo meninas e boa semana

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Apenas uma inspiração para o nosso dia.....


Apenas para que possamos nos inpirar nessa foto.... A doçura, a entrega, a perfeição........ Que Deus nos guie, para que possamos pelo menos tentar a chegar perto disso.....

Um bom diaaaa

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

The Chinese Acrobatic Ballet

Hoje minha irmã me mandou uma foto beeeeeeemmmmmmm interessante de uma bailarina chinesa. Como eu não conhecia a companhia e nem a bailarina, eu fui atrás para ver quem era, e o que eles dançavam, porque apaarentemente me parecia algo meio circense, acrobático.... lindo, mas bem diferente do Ballet que estamos acostumadas a ver.

Então pesquisando a respeito, eu descobri que era o "Chinese Acrobatic Ballet" (Ballet Acrobático da China), e que eles fazem várias montagens de ballet clássico com acrobacias bem legais. Ai, não contente com essas informações, eu fui atrás de mais coisas, procurei fotos, sites, blogs, qualquer coisa que forncesse uma informaçãozinha sequer sobre esta companhia e sobre as suas apresentações.

E foi assim que eu descobri que eles deram uma "remodelada" e "recriaram" o nosso querido, fantástico e maravilhoso Ballet de repertório "O Lago dos Cisnes". Sim, exatamente, o "Swan Lake" cheinho de acrobacias, e pulos, e giros e tudo meio "Cirque du Soleil".

Olha que linda a princesa....

Demais não??? Achei fantástico isso...
Produzido pela Companhia de Dança de Shangai e criado por Guangzhou Acrobatic Troupe of China, o Lago dos Cisnes, foi o primeiro Ballet de repertório a ganhar acrobacias e esse lindo espetáculo criado pelos chineses.

Me fala o que é isso??? A princesa e o príncipe...

Olha esse cambre..... to bege....

Sem comentários..... sem comentários....
Eu descobri também, que a história ficou um pouco diferente da original, mas eu não encontrei nada exato sabe, não encontrei essa "nova história" em lugar nenhum, então se alguém souber e quiser deixar em comentário eu agradeço... rsrsrsrsrsrsrs

Olha todos os cisnes..... que coisa linda....

Agora me fala... cisnes masculinos??? (ta vendo o que eu não entendi)

Sapos??? rsrsrsrsrs
Eu particularmente achei lindo, sei que tem vários vídeos deles por aí, parece que tem até em DVD. Divirtam-se, e nada de treinar em casa hein.... rsrsrsrsrsrsrs

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Lindezaaaaaaa


Gente só quis postar essa foto... não é uma lindeza????? Posso até me ver ali no meio rsrsrsrsrsrsrsr (será muito sonho)......

Um beijooooo grandee

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pra quem gosta de passear

Estava eu em minha agradável hora de almoço, passando em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, acompanhada de um amigo de trabalho, quando comçamos a conversar sobre a escola de ballet do teatro. Aí eis que ele lança a pergunta: pq você não vem visitar o Teatro e a escola de Ballet?? Aí eu me perguntei: realmente porque eu não pensei nisso antes....


Por isso, assim que eu voltei para o escritório eu entrei no site do Teatro Municipal, e descobri que eles tem programas de visitação para o Teatro e também para as depêndencias da sede da escola de bailado.

As visitações ao Teatro acontecem nos seguintes horários: de 2ª a 6ª às 10h15; às 13h e às 18h; aos sábados às 10h.
E devem ser agendadas pela internet no site do teatro, e para maiores informações estes são os telefones: 3397-0382 / 3397-0383 (a partir das 10 horas).




Essas imagens são apenas para dar mais vontade de ir....... rsrsrsrsrsrs

Para visitação da escola de bailado os horários são os seguintes: 3 vezes ao mês das 9h às 12h de janeiro a dezembro.

Para maiores informações acessem a página do teatro e procurem o programa O que é Dança, e tem também o seguinte telefone 3241-1740 com Lilia Shaw.

Que lindas não????
O legal deste projeto O que é Dança, é que não é apenas uma simples visitação nas depêndencias da escola, mas eles explicam tudo o que é necessário para ocorrer uma apresentação, todas as profissões envolvidas, além de todo o preparo do corpo de dança.

Vamos lá meninas, afinal um passeio cultural também nos ajuda na arte de Bailar!!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inspirações Bailarinísticas

Estava eu visitando um blog bem legal sobre beleza e maquiagem, o Coisas de Diva, quando me deparei com uma matéria sobre maquiagem inspiradas no mundo do Ballet Clássico.
De acordo com as meninas do blog, a Vogue Russia, irá publicar agora no mês de fevereiro um editorial de moda todinho inspirado no mundo do Ballet, e quem posou para o editorial foi a modelo russa Denisa Dvorakova (que tem nome de bailarina neh!!). Aí como eu sou muitissímo curiosa eu entrei no site para conferir.
E meninas fiquei bege!!!!! Cada foto linda... cada foto insipradora, parece que a qualquer momento a modelo vai sair das páginas da revista e sair dançando loucamente com as bailarinas que posaram com ela. Sem contar que a modelo é linda, e tem tudo para ser uma bailarina neh...

Os créditos das fotos são de Jason Schmidt


Adorei ver como o Ballet ainda inspiram as pessoas, tudo bem que o editorial foi feito na Rússia, que é um país que respira Ballet, mas mesmo assim, é muito legal saber que a nossa dança ainda vive.


Essa foi a foto que eu mais gostei....


E como foi lembrado pelas meninas do Coisas de Diva, outros editoriais foram lançados pensando nesse mundo tão lindo e maravilhoso: o ano passado a nossa querida e belissíma Grazi fez uma campanha para uma marca de jóias todinha produzida nos tutus e sapatilhas. A Cássia do Passos da Bailarina (blog maravilhoso também), ja havia comentado sobre esta campanha aqui.
Pra quem quiser conferir ou apenas se lembrar ai estão as fotos.


A cara da Bailarina não??



Pra mim essa foto é a personificação da Odile nos tempos modernos... linda demais
É isso meninas, passei só para postar essa curiosidade linda sobre este editorial.
Até mais!!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acabaram-se as férias........

Aiaiai... a vida boa das férias já se acabaram... Esse final de semana voltaram as aulas de Ballet, e hoje voltam minhas aulas na faculdade (que tristtteeeeee)....


Como eu fiquei esse mês de Dezembro e esse começo de Janeiro sem nem chegar perto das sapatilhas, Sábado eu sofri, e muitooooo. Meus dedos ficaram tão doloridos que eu fui fazer minhas unhas depois da aulas e elas doiam conforme a moça ia cortando e lixando. Minhas pernas estao doendo até agora (isso que dá ser sedentária nas férias), mas tirando as dores e o extremo calor, foi ótimo voltar às aulas.


Quanto às minhas aulas da faculdade, fazer o que né, temos que ir, rsrsrsrsrsrsr, bem que eu gostaria de viver da dança mas infelizmente isso não é para mim....

E nossa turma já voltou com tudo. Nós vamos dançar na peça da Paixão de Cristo, dia 22 de Abril, conforme formos ensaiando eu vou postando as fotos aqui (algumas fotos serão para dar um tom de comédia neh rsrsrsrsrsrsr).

É isso. Segundona voltando com tudo.

Uma boa semana a todas.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ciranda de Bailarina

Estava eu ouvindo múscia em meu rádio, quando ouvi essa do Chico Buarque - Ciranda de Bailarina. Achei um máximo, assim como todas as múscia do chico, ela tem uma inteligência e uma maneira ironica de falar da bailarina. É diferente de todas as músicas que falam sobre as bailarinas.

Fica aí a letra pra quem não conhece.

Um beijoooo e desculpem pela falta de posts, é a correria mesmo....


Ciranda da Bailarina
Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem

Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina

Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...