terça-feira, 21 de junho de 2011

Sentimento Mútuo...

No post de hoje, eu venho trazer um assunto que deve ser tratado muito a sério por nós bailarinas. Olhando o blog da Cássia, o Dos Passos da Bailarina, me deparei com um post que tratava sobre a Soberba.

Muitos de vocês podem pensar que isso é um assunto alheio ao Ballet Clássico, ou a qualquer outro tipo de dança, porém infelizmente não é. A soberba é um sentimento muitas vezes presente em nosso meio: nas aulas, do ensaios, nas apresentações ou até em uma simples conversa entre colegas bailarinos.

O grande mal desse sentimento, não é nem o que ele ocasiona em nós mesmos, mas o que ele ocasiona na pessoa ao nosso lado. Muitas pessoas desistem de lutar por se sentirem diminuidos por colegas. Todos nós sabemos da dificuldade que encontramos no Ballet, para nos desenvolver, e executar os passos corretamente, portanto, temos que nos ajudar, e não diminuir aquele que não consegue realizar um passo corretamente.

Leia abaixo alguns trexos do belíssimo post da Cássia.

"A meu ver, a nossa derrocada no ballet clássico começa quando olhamos para o lado. Quando queremos ser melhores que todos os outros que estão presentes. Quando nosso grande oponente usa coque, presilha no cabelo, meia-calça e, olha só!, quer o solo com o qual sempre sonhamos."

"...Sempre haverá alguém um degrau acima de nós. Sempre haverá alguém um degrau abaixo de nós. O nosso lugar dependerá da bailarina com quem compartilharemos o palco: a Svetlana Zakharova ou a colega de turma nota 6. Não é uma vida angustiante, não saber em qual momento estaremos no topo ou lá embaixo? Não é saudável viver como se estivéssemos constantemente numa trincheira, prontos para atacar."

"A sua perna não alcança a sua orelha? A da Natalia Makarova também não. Você não é en dehors? Margot Fonteyn também não era. Você não é alta e esguia? Anna Pavlova também não era. Você não é bela e, além disso, é vista como uma bailarina mediana? Agrippina Vaganova te entenderia."

Quem quiser conferir o post completo da Cássia é só clicar aqui!

Vamos começar a repensar as nossas atitudes. Muitas vezes agimos de certa forma que nem percebemos, mas o nosso colega ao lado pode perceber, e não gostar!!!
Cada uma no seu limite e do seu jeito!!!!!!
Boa semana a todos!!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Exercícios com Tira Elástica (parte 2) - En Dehors

É meus queridos e queridas, até pra melhorar o nosso "En Dehors" essa bendita Tira Elástica é boa!!! Confere comigo os exercícios abaixo.


Lembrando sempre que caso você sinta algum desconforto, ou dor, ou qualquer coisa anormal procure imediatamente um profissional e em hipótese alguma realize um exercício muito acima da sua capacidade física. Sempre respeite o seu limite, que assim você conquista grandes coisas!


Novamente um exercício retirado do Blog da Escola Bolshoi.


1) Posicionar-se de lado e amarrar uma faixa elástica ao redor das coxas:


2) Fazer a rotação externa contra a resistência desse elástico. Vale lembrar que a coluna deve estar alinhada e é importante deixar o quadril imóvel durante o exercício:

Faça 3 séries de 10 repetições, quando ficar fácil troque a sua faixa elástica por outra mais forte.

Outro exercício bom esta no blog da Carol Lancelloti o Meia Ponta.

Lá no blog, ela nos mostrou que sua professora amarrou as coxas de uma das alunas na hora dos exercícios de changements, fazendo com que o en dehors fosse forçado o tempo todo e a posição das pernas e dos pés permanecesse correta. Confere aqui o post completo dela.

Novamente eu lembro a todos vocês que não realizem nenhum exercício acima do seu limite corporal. Sentiu alguma dor estranha pare imediatamente e procure o auxílio de uma profissional, que pode (e deve) ser o seu (sua) professor(a) de Ballet!!!

um grande Beijoooooo






terça-feira, 7 de junho de 2011

Exercícios com Tira Elástica (parte 1)

O post de hoje voltará a ser mais técnico, afinal fazia bastante tempo que eu não postava nada desse teor por aqui né!!

Eu estava procurando um negócio na internet para minha professora, quando me deparei com a tal da Faixa Elástica ou Thera Band. Essa faixa é muito utilizada em fisioterapias (eu mesma ja utilizei) e em aulas de pilates. Porém ela pode ajudar e muito a nós bailarinas e bailarinos esforçados e dedicados.

Com esse "utensilio" podemos fazer exercícios de alongamentos e de fortalecimentos, sem necessitar do auxílio de pesos extras ou de aparelhos específicos. Sem contar que ela é super prática e muito portátil (cabe em qualquer cantinho da sua bolsa).

Vou postar aqui alguns exercícios que pesquisei na internet. caso você conheça algum fisioterapeuta ou profissional de pilates (que costuma ser um fisioterapeuta), peça a ele algumas dicas e ajudas para realização dos exercícios e dicas para exercícios novos.

Irei dividir esse post em vários, pois existem muitas séries específicas de exercícios. Hoje postarei exercícios para pés e tornozelos.

Não se esqueçam de nunca fazer exercícios que te causam desconfortos e dores, principalmente na região da coluna e nas articulações, isso pode te trazer um prejuízo danado rsrsrsrs. Sempre recorra a um profissional caso você sinta alguma dificuldade na realização de algum movimento.

Agora, mãos à obra!!!!

Exercícios para os pés e tornozelos (retirados do Blog da Escola Bolshoi aqui e aqui)

Exercício A – Dorsiflexão (tibial anterior)
A 1: Joelho esticado e pé relaxado (peça para alguém segurar ou amarre a faixa em um ponto fixo).
A 2: Flexione o pé lentamente em sua direção, fazendo força contra a faixa, volte o pé lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

Figura1
Exercício B – Flexão plantar (panturrilha)
B 1: Posição inicial: joelho esticado e tornozelo a 90º(segure você mesmo a faixa).
B 2: Flexione lentamente o pé para baixo, forçando contra a faixa, volte lentamente o pé na posição inicial. Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

Figura2

Exercício C – Eversão
C1: Pernas esticadas e pés relaxados, coloque a faixa nos dois pés.
C2: Movimente os pés lentamente para fora, fazendo força contra a faixa, volte os pés lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de dez repetições (cada pé).

c

Exercício D – Inversão
D 1: Perna esticada e pés relaxados(peça para alguém segurar ou amarre a faixa em um ponto fixo).
D 2: Movimente o pé lentamente para dentro, fazendo força contra a faixa, volte o pé lentamente na posição inicial.
Faça cinco séries de 10 repetições (cada pé).

D
 Para complementar esses exercícios, trabalhe bem a sua ponta com a sapatilha, e faça corretamente os exercícios de fortalecimento nas suas aulas de pontas. Outro aparelho utilizado é a Chinerina (figura abaixo)
Eu sei que isso mais parece um aparelho de tortura, mas ajuda muito na formação do colo de pé tão necessário e desejado no Ballet!!
A Tira Elástica e a Chinerina podem ser encontradas nesse site de compras aqui e aqui

É isso. Aproveitem bem, e realizem esses exercícios corretamente!!!

Grande Beijooo