quinta-feira, 31 de março de 2011

Bailarina Lesionada

Essa semana aconteceu algo muito desagradável com a minha pessoa... e eu vou contar tudinho aqui.....

Como eu já comentei aqui, todo ano eu e algumas meninas que fazem Ballet comigo mais a minha professora, participamos da encenação da Paixão de Cristo na Sexta Feira Santa. Participamos geralmente na cena do castelo de Herodes, onde tem as dançarinas de dança árabe e dança do ventre, mas nós particpamos também de outras cenas que o pessoal quiser coreografar. E esse ano não foi diferente. Nós iremos participar do castelo de Herodes, e de uma outra cena que será um Ballet Moderno (depois eu posto as fotos aqui).

Enfim, muita coisa para ensaiar, pouco tempo para isso, então o que fizemos???? Ensaiar de Sábado e Domingo. Porém aos sábados eu já faço minhas aulas de Ballet e Jazz, então nós começamos a ensaiar o Ballet Moderno depois das aulas, e de Domingo ensaiavámos da dança de Herodes....

Até aí tudo normal, estávamos felizes, esaiando, fazendo o que mais gostávamos..... até que nesse sábado que passou, durante o ensaio do Ballet Moderno, depois que eu já estava a quase três horas na acadêmia, eu senti uma dor muito forte no meu joelho. Na hora eu achei que não fosse nada, ainda comentei com as meninas, e falei que devia ser a idade (rsrsrsrsrsrs).



No Domingo, fui ensaiar novamente, e após a primeira vez que passamos a coreografia, novamente aquela dor, só que mais forte. Mas como eu sou teimosa, fui passar de novo, e foi ai que comçou..... Desde Domingo que a dor não me deixa.

Na Segunda eu fui ao médico, mas achando que não seria nada, apenas excesso de exercício, mas foi ai que eu me enganei. Ao me examinar, o médico disse que sentiu meu Tendão Patelar muito rígido, e que eu poderia estar com uma Tendinite Patelar. Na hora eu entrei em desepero e achei que nunca mais eu ia dançar. #meeeeedoooooooo


Como eu tinha ido ao pronto atendimento, na terça feira eu marquei uma consulta com um ortopodista. Até que eu tive sorte, porque consegui consulta para Quarta Feira (ontem). Chegando lá contei toda a minha tragetória, e ele me pediu um exame. (Ultrassom). Fiz o exame na hora, e já saiu o resultado. Quando eu levei o exame para o médico, ele me disse que eu estaca com uma Hoffite e tinha ocorrido um Derrame Articular no meu joelho.

Ele me disse que o Tendão estava inflamado (portanto 5 dias de anti-inflamatório) e por isso eu sentia muita dor, e que eu terei que ficar pelo menos umas duas semanas em repouso (nada de aula, nem de ensaio, nem de nada). Pois é meninas, eu fiquei bem triste porque minha apresentação é a daqui 22 dias, e eu preciso ensaiar, mas até a minha professora disse para eu me poupar.


O médico que eu vou poder continuar a fazer aulas, só que eu terei que fazer 10 sessões de fisioterapia que começarão semana que vem, colocar gelo no joelho toda vez que acabar as aulas ou os ensaios, além de redobrar os alongamentos e aquecimentos.

Uma dica para vocês: sempre consultem um ortopedista, para o caso de houver algum problema ele ser diagnosticado rapidamente; ao sinal de qualquer dor, pare o exercicío na hora (não faça como eu, não insista, a inflamação podia ser bem menor se eu tivesse parado antes); sempre administre uma bolsa com gelo nos joelhos e calcanhares após os exercícios, e sempre, sempre façam alongamentos e aquecimentos antes de uma aula ou ensaio. Essas pequenas coisas podem previni-las de algo como o que aconteceu comigo.

E tenham certeza, lesão no joelho Dóóóóóóóóóóóóóiiiiiiiiiiiii bastante!!!!

Agora o negócio é descansar as perninhas.... rsrsrsrsrs

Essa semana eu vou postar sobre as lesões que podem afetar uma bailarina!!!

Um beijooooo

5 comentários:

  1. Amiga, nada acontece por acaso. As vezes este incidente vale para nos deixar mais cautelosas. O ballet, assim como o moderno solicitam demais os joelhos e chegam a castigar sim. Mas então não devemos mais dançar, ou o ballet nos faz mal? Vou dizer agora como professora de educação física e não como bailarina. Para proteger nossos joelhos e poder dançar por longos anos os exercícios funcionais e com carga são fundamentais. Veja bem, se vc faz musculação, pilates, localizada vc estará fortalecendo sua musculatura e assim protegendo suas articulações de futuras lesões. Hoje já existem os treinamentos funcionais e até treinos específicos para bailarinas. Além de estar sempre com o peso em dia, pois qto mais leve menor o impacto. Veja meu exemplo, tenho 33 anos, danço desde os dois anos de idade, mas faço exercícios com carga cinco vezes por semana, NUNCA tive nenhum problema nas articulações. Portanto, segue o alerta, bailarinas, vamos nos cuidar. Precisamos dos nossos joelhos para dançar. Beijosssss e fé em Deus q vc vai ficar bem.

    ResponderExcluir
  2. é foi exatamente o que a minha prima me disse. ela é fisioterapeuta, ai ela falou que eu preciso fortalecer a musculatura que protege os joelhos, e fazer a minha fisioterapia, e emagracer grrrrr a parte mais dificil.... rsrsrsrsrsrs

    mas é bom, melhor descobrir algo agora do que mais pra frente quando já poderia ser tarde.....

    Um beijoooo e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. que triste!!!! :(
    espero que você possa se apresentar na encenação da Paixão de Cristo!!!

    te desejo melhoras :)

    ResponderExcluir
  4. ah muito obrigada.... to aqui enlouquecendo no gelo e no anti inflamatorio.... se Deus quiser tudo vai dar certo.....

    Um beijoooo e muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. pUXA,QUE CHATO HEM...ESPERO QUE JÁ ESTEJA MELHOR1
    bEEIJOS!

    ResponderExcluir