quinta-feira, 10 de março de 2011

Corpo de Baile...


Eu estava olhando umas fotos no Google de umas bailarinas de "Corpo de Baile" de diferentes companhias e fiquei pensando na lindeza e na dificuldade de tudo aquilo.
Todo o glamour e atenção e um espetáculo de ballet está em cima da primeira bailarina da companhia. Não que ela não mereça. Muito pelo contrário, chegar ao posto de primeira bailarina não é para qualquer uma. Mas eu estava aqui, matutando e pensando na grande dificuldade de dançar um conjunto (Corpo de Baile).





No final do ano passado eu me apresentei com a academia que faço ballet, e percebi que é realmente muito difícil o sincronismo e a dança dessa maneira, pois todo mundo de estar igualzinho: braços, pernas, cabeças, distâncias, expressões....... e sem contar que se você errar todo mundo percebe. Porém quando você dança sozinha, você tem um pouco mais de liberdade. Se você errar um passo, só você e seu coreógrafo(a), professor(a) é que vão perceber (claro que você estará morta), mas a platéia não saberá do seu erro.



Ou seja quando se é primeira bailarina, você pode improvisar uma coisinha ou outra caso haja a necessidade, agora quando se está num corpo de baile é muito, muito, muito difícil dar uma "improvisada", pois tudo deve ser igualzinho, e qualquer errinho toda a platéia percebe.

Portanto quando você ler ou ouvir alguém dizendo que uma bailarina de Corpo de Baile não brilha, não tem destaque ou não é boa o suficiente para ser uma primeira bailarina, pense em tudo isso. Pense na dificuldade de estar todas na mesma altura de pernas, de braços.... o mesmo lado das cabeças, a mesma inclinação do corpo..... tudo deve ser igual.... até a respiração tem que ser a mesma, pra tudo sair perfeito.


Queridas formadoras de Corpo de Baile, parabéns pelo seu trabalho, pelo empenho, pela dedicação. Sem vocês os espetáculos de ballet não teriam tanta graça e tanta beleza.



Beijooooosssssss

7 comentários:

  1. você tem toda a razão, é muito difícil estar todas sincronizadas!!! Minha prof. sempre fala que "se uma não consegue encostar o joelho na orelha as outras seja quem for tem que fazer na altura mesma dessa para ficar mais bonito e não fica cada perna em uma altura"!!!!
    bjs e até!!

    te seguindo =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. exato, todas devem estar na mesma altura.... se apenas uma não consegue levantar uma perna bem alto as outras devem abaixar, e aquelas que são mais altas devem levantar menos o braço para que não destoem das mais baixas......

    ResponderExcluir
  4. E além de tudo sempre saber trabalhar em equipe não é?
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  5. Gente, olhando a primeira foto n tem uma bailarina, olhando para a tela, ela ta esquerda... acho que ela esta com a perna errada na frente n ta? rsrs
    Viu como é dificil mesmo o corpo de baile? rs

    ResponderExcluir
  6. acho que o trabalho em equipe é o mais dificil.... pq mesmo.. pq a função do corpo de baile, é ser como um corpo mesmo, todas as bailarinas como se fossem uma, mas mesmo assim sempre rola aquelas disputas desnecessáias pra ver quem vai brilhar mais, quem vai aparecer mais.... e por isso quem não tem uma boa cabeça e um foco acaba não conseguindo.... nesse caso a professora e muito bem vinda para acabar com tais aborrecimentos...

    ResponderExcluir
  7. na verdade tem duas bailarinas com a perna direita na frente enquanto todo o resto esta com a perna esquerda...

    ResponderExcluir