segunda-feira, 21 de março de 2011

Ballet Contempôraneo

Olaaa meninas.....

Bom depois de tanto tempo longe, sem nenhuma postagem, hoje irei falar sobre (ou ao menos tentar) Ballet Contemporâneo.

Fantásico isso.... meninas não tentem isso em casa sozinhas rsrsrsrs pode ser beeeemmm perigoso...
Como eu já havia dito aqui no Blog, eu participo da encenação da peça da Paixão de Cristo na paróquia que eu frequento, e foi justamente por causa desta peça que eu comecei a fazer aulas de Ballet. Então nesse ano, como os outros anos, eu irei dançar a cena de Herodes, com uma coreografia linda montada pela minha linda professora Veruska. Porém além desta cena eu também irei participar de um outro momento, que terá uma coreografia de Ballet contemporâneo (inclusive eu fiquei felicíssima por ter sido uma das escolhidas). E justamente por isso eu resolvi escrever sobre esse tipo de Ballet.

Quando a Veruska disse que iríamos fazer um Ballet Contempôraneo, para falar a verdade, eu pensei que fosse como um Ballet Moderno, que é aquele tipo de dança abstrata (que eu fui assistir uma vez e francamente eu não entendi nada). Nesse momento eu até fiquei meio de pé atrás né... afinal eu não conhecia. Mas então ela nos explicou que não era Moderno e sim Contempôraneo, e eu fui atrás de saber a diferença.... rsrsrsrsrsrs e realmente é bem diferente.


De acordo com a Wikipédia, o Ballet Contempôraneo surgiu no início do século XX. Nesse ballet as sapatilhas de ponta nem sempre são utilizadas, e os movimento são mais "livres" do que os movimentos do clássico, porém os gestuais e a base são do Ballet Clássico.


Olha a ponta lá no seu devido lugar
No Contempôraneo, não iremos ver uma história sendo contada, como nos ballets de repertórios (que são lindos por sinal), mas sim coreografias que nos passam sentimentos, misturados com passos fortes e bem marcados. Aquela leveza vista do ballet clássico, quase não existe mais dando lugar a passos fortes e bem marcados.

As roupas em gerais também se diferem do clássico. Não existem mais tutus (triste), nem longos vestidos.... mas apenas collants e malhas, dando mais liberdade ao movimentos.



Outra coisa que também mudou, é que o peso das bailarinas nessa modalidade parou de ser fortemente controlado, dando mais uma vez liberdade àqueles que se aventuram pelos mares livres e clean do Ballet contempôraneo.

De acordo com o site Dicas de Dança George Balanchine, é considerado o pioneiro nesta modalidade, no momento em que ele desenvolveu o Ballet Neoclássico, tendo como bailarino Mikhail Baryshnikov (fino não????)

Embora eu tenha achado lindo todas os vídeos que eu assisti, todas as fotos que eu vi.... a minha própria coreografia, eu ainda sou uma apaixonada pelo clássico e toda a sua rigidez. Mas isso é uma questão de gosto e opiniões né!!! Na verdade aos meus olhos toda forma de dança é bela, desde que seja feita como uma forma de arte, e com o coração.



Onde podemos ver isso claramente é no filme "A Última Dança" do maravilhoso Patrick Swayze. Além da história ser linda, e falar justamente sobre dançar com a alma, conseguimos ter uma proximidade bem legal com o Ballet Contemporâneo, vale muito a pena assistir.


Deixe sua opinião sobre o Ballet Conteporâneo, eu iria adorar saber!!!!

Grande Beijo, e uma ótima semana a todas....

2 comentários:

  1. Haaa, que linda, como sempre estudando muito, isso faz a diferença em cena. Tenho plena certeza q não irei me arrepender em ter te escolhido, vc fez por merecer, se empenhou e demonstrou sentimento em cena o q é importantíssimo, aos poucos irá se apaixonar pelo contemporâneo tanto quanto pelo ballet clássico. adorei...beijos

    ResponderExcluir
  2. aaahhhhhh vc sabe que sou maluca..... estudo, pesquiso... hahahahah doida, doida..... mas o contemporaneo e lindo mesmo, acho que é fácil se apaixonar por ele, rsrsrsrsrsrs.....

    ResponderExcluir