quinta-feira, 31 de março de 2011

Bailarina Lesionada

Essa semana aconteceu algo muito desagradável com a minha pessoa... e eu vou contar tudinho aqui.....

Como eu já comentei aqui, todo ano eu e algumas meninas que fazem Ballet comigo mais a minha professora, participamos da encenação da Paixão de Cristo na Sexta Feira Santa. Participamos geralmente na cena do castelo de Herodes, onde tem as dançarinas de dança árabe e dança do ventre, mas nós particpamos também de outras cenas que o pessoal quiser coreografar. E esse ano não foi diferente. Nós iremos participar do castelo de Herodes, e de uma outra cena que será um Ballet Moderno (depois eu posto as fotos aqui).

Enfim, muita coisa para ensaiar, pouco tempo para isso, então o que fizemos???? Ensaiar de Sábado e Domingo. Porém aos sábados eu já faço minhas aulas de Ballet e Jazz, então nós começamos a ensaiar o Ballet Moderno depois das aulas, e de Domingo ensaiavámos da dança de Herodes....

Até aí tudo normal, estávamos felizes, esaiando, fazendo o que mais gostávamos..... até que nesse sábado que passou, durante o ensaio do Ballet Moderno, depois que eu já estava a quase três horas na acadêmia, eu senti uma dor muito forte no meu joelho. Na hora eu achei que não fosse nada, ainda comentei com as meninas, e falei que devia ser a idade (rsrsrsrsrsrs).



No Domingo, fui ensaiar novamente, e após a primeira vez que passamos a coreografia, novamente aquela dor, só que mais forte. Mas como eu sou teimosa, fui passar de novo, e foi ai que comçou..... Desde Domingo que a dor não me deixa.

Na Segunda eu fui ao médico, mas achando que não seria nada, apenas excesso de exercício, mas foi ai que eu me enganei. Ao me examinar, o médico disse que sentiu meu Tendão Patelar muito rígido, e que eu poderia estar com uma Tendinite Patelar. Na hora eu entrei em desepero e achei que nunca mais eu ia dançar. #meeeeedoooooooo


Como eu tinha ido ao pronto atendimento, na terça feira eu marquei uma consulta com um ortopodista. Até que eu tive sorte, porque consegui consulta para Quarta Feira (ontem). Chegando lá contei toda a minha tragetória, e ele me pediu um exame. (Ultrassom). Fiz o exame na hora, e já saiu o resultado. Quando eu levei o exame para o médico, ele me disse que eu estaca com uma Hoffite e tinha ocorrido um Derrame Articular no meu joelho.

Ele me disse que o Tendão estava inflamado (portanto 5 dias de anti-inflamatório) e por isso eu sentia muita dor, e que eu terei que ficar pelo menos umas duas semanas em repouso (nada de aula, nem de ensaio, nem de nada). Pois é meninas, eu fiquei bem triste porque minha apresentação é a daqui 22 dias, e eu preciso ensaiar, mas até a minha professora disse para eu me poupar.


O médico que eu vou poder continuar a fazer aulas, só que eu terei que fazer 10 sessões de fisioterapia que começarão semana que vem, colocar gelo no joelho toda vez que acabar as aulas ou os ensaios, além de redobrar os alongamentos e aquecimentos.

Uma dica para vocês: sempre consultem um ortopedista, para o caso de houver algum problema ele ser diagnosticado rapidamente; ao sinal de qualquer dor, pare o exercicío na hora (não faça como eu, não insista, a inflamação podia ser bem menor se eu tivesse parado antes); sempre administre uma bolsa com gelo nos joelhos e calcanhares após os exercícios, e sempre, sempre façam alongamentos e aquecimentos antes de uma aula ou ensaio. Essas pequenas coisas podem previni-las de algo como o que aconteceu comigo.

E tenham certeza, lesão no joelho Dóóóóóóóóóóóóóiiiiiiiiiiiii bastante!!!!

Agora o negócio é descansar as perninhas.... rsrsrsrsrs

Essa semana eu vou postar sobre as lesões que podem afetar uma bailarina!!!

Um beijooooo

sexta-feira, 25 de março de 2011

Nova Musa Inspiradora.....

Hoje eu quero falar um pouco sobre minha nova musa inspiradora: Adeline Pastor. Eu a conheci ontem (que fique claro que foi por fotos rsrsrsrsrsrs) quando eu estava fuçando no site De Ballet (o tal facebook dos bailarinos renomados).


Bem na página inicial estava um foto da Adeline que me chamou muita atenção, porque além da foto ser linda, a bailarina não era super magérrima. Muito pelo contrário, ela tinha (na verdade tem) o maior pernão grossão... Ai vcs podem imaginar a minha loucura atrás de mais fotos da moça néh....



Adeline não é das mais famosas, mas conquistou meu coração pela sua forma física e pela sua expressão enquanto dança. Ela tem cara de apaixonada, e de feliz ao mesmo tempo. Parece que o dançar é a coisa mais importante que ela faz na vida.... Linda mesmo....


Então eu procurei saber mais da mocinha de perna grossas..... e ai vai algumas coisas que eu consgui visto que ela não e muito famosa, então complica achar muita informação....

Adeline Pastor é francesa, nascida no ano de 1982 (quase trinta anos já hein). Aos 8 anos entrou para uma escola particular de Ballet chamada Claudette Douillon.
Entre os anos de 1990 à 1996, Adeline se destacou em algumas competições de quem participou e levou para casa alguns prêmios como o Grand Prix na França e na Suiça (Prix Carpeaux , Petrus d´or, Prix de la ville de Biarritz, Prix d´exellence ,ect..“). Então no ano de 1996, Adeline foi convidada pelo coreógrafo Pedro Consuegra, a se juntar ao Ballet Nacional Alicia Alonso da Cuba, onde ela permanceu até o ano de 2000. Lá na Cuba, a moça particpou de algumas competições entre uma delas, uma competição internacional de Ballet e levou para casa o prêmio "Revelação Artística e Técnica".
No ano de 2000 Adeline foi contratada como solista da Ballet de Wiesbaden (Alemanha), sob direção de Ben Van Cauwembergh, onde ela dançou vários papéis famosos como Kitri (Don Quixote), Edith Piaf (La Vien Rose), Prudence (Dama das Camélias), o papel principal em "Irish Soul" (Alma Irlandesa), papel principal em "Carmina Burana", entre muitos outros.
Em 2008 Adeline entrou como bailarina principal do Aalto Ballet Theatre (Essen, Alemanha) onde está até hoje.

Infelizmente eu não consigo postar vídeos aqui onde me encontro mas se vocês entrarem nesta página aqui vocês verão muitos vídeos da Adeline dançando. Ao fazer uma busca no nossa querido e amado Google, eu vi várias páginas da internet falando sobre a habilidade de Adeline nos giros e foutes (seria a falta de colo de pé da mocinha????)


Entre tantas outras coisas, eu realmente me inspirei nela. Como eu disse lá no começo do post, ela tem o maior corpão de mulher, e não tem um colo de pé imenso, ou seja, ela é normal. ela conseguiu chegar onde chgou por garra e força próprias, não que outra bailarinas não tenham garra, não é isso, mas Adeline não tem aquele corpo magérrimo e aquele colo de pé imenso como "deve-se" ter uma bailarina bem sucedida.

Olha que pernão rsrsrsrsrsrsrs
Bem é isso.... podem ter certeza que postarei muita coisa agora sobre ela. A moça merece todo nosso prestígio.

Um beijoooo meninas e boa Sexta Feira.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Ballet Contempôraneo

Olaaa meninas.....

Bom depois de tanto tempo longe, sem nenhuma postagem, hoje irei falar sobre (ou ao menos tentar) Ballet Contemporâneo.

Fantásico isso.... meninas não tentem isso em casa sozinhas rsrsrsrs pode ser beeeemmm perigoso...
Como eu já havia dito aqui no Blog, eu participo da encenação da peça da Paixão de Cristo na paróquia que eu frequento, e foi justamente por causa desta peça que eu comecei a fazer aulas de Ballet. Então nesse ano, como os outros anos, eu irei dançar a cena de Herodes, com uma coreografia linda montada pela minha linda professora Veruska. Porém além desta cena eu também irei participar de um outro momento, que terá uma coreografia de Ballet contemporâneo (inclusive eu fiquei felicíssima por ter sido uma das escolhidas). E justamente por isso eu resolvi escrever sobre esse tipo de Ballet.

Quando a Veruska disse que iríamos fazer um Ballet Contempôraneo, para falar a verdade, eu pensei que fosse como um Ballet Moderno, que é aquele tipo de dança abstrata (que eu fui assistir uma vez e francamente eu não entendi nada). Nesse momento eu até fiquei meio de pé atrás né... afinal eu não conhecia. Mas então ela nos explicou que não era Moderno e sim Contempôraneo, e eu fui atrás de saber a diferença.... rsrsrsrsrsrs e realmente é bem diferente.


De acordo com a Wikipédia, o Ballet Contempôraneo surgiu no início do século XX. Nesse ballet as sapatilhas de ponta nem sempre são utilizadas, e os movimento são mais "livres" do que os movimentos do clássico, porém os gestuais e a base são do Ballet Clássico.


Olha a ponta lá no seu devido lugar
No Contempôraneo, não iremos ver uma história sendo contada, como nos ballets de repertórios (que são lindos por sinal), mas sim coreografias que nos passam sentimentos, misturados com passos fortes e bem marcados. Aquela leveza vista do ballet clássico, quase não existe mais dando lugar a passos fortes e bem marcados.

As roupas em gerais também se diferem do clássico. Não existem mais tutus (triste), nem longos vestidos.... mas apenas collants e malhas, dando mais liberdade ao movimentos.



Outra coisa que também mudou, é que o peso das bailarinas nessa modalidade parou de ser fortemente controlado, dando mais uma vez liberdade àqueles que se aventuram pelos mares livres e clean do Ballet contempôraneo.

De acordo com o site Dicas de Dança George Balanchine, é considerado o pioneiro nesta modalidade, no momento em que ele desenvolveu o Ballet Neoclássico, tendo como bailarino Mikhail Baryshnikov (fino não????)

Embora eu tenha achado lindo todas os vídeos que eu assisti, todas as fotos que eu vi.... a minha própria coreografia, eu ainda sou uma apaixonada pelo clássico e toda a sua rigidez. Mas isso é uma questão de gosto e opiniões né!!! Na verdade aos meus olhos toda forma de dança é bela, desde que seja feita como uma forma de arte, e com o coração.



Onde podemos ver isso claramente é no filme "A Última Dança" do maravilhoso Patrick Swayze. Além da história ser linda, e falar justamente sobre dançar com a alma, conseguimos ter uma proximidade bem legal com o Ballet Contemporâneo, vale muito a pena assistir.


Deixe sua opinião sobre o Ballet Conteporâneo, eu iria adorar saber!!!!

Grande Beijo, e uma ótima semana a todas....

sexta-feira, 11 de março de 2011

Um Ótimo Fim de Semana

Olaaaa meninas, passo por aqui para desejar a todas um ótimo final de semana.... descansem bastante, pq semana que vem não tem feriado rsrsrsrsrsrsrs

Eu terei aula de Ballet no Sábado e ensaio no Domingo, então será beeeeem corrido meu fim de semana, mas ta valendo né..... pelo Ballet e pela Dança vale tudo!!!!

Um beijooooooo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Corpo de Baile...


Eu estava olhando umas fotos no Google de umas bailarinas de "Corpo de Baile" de diferentes companhias e fiquei pensando na lindeza e na dificuldade de tudo aquilo.
Todo o glamour e atenção e um espetáculo de ballet está em cima da primeira bailarina da companhia. Não que ela não mereça. Muito pelo contrário, chegar ao posto de primeira bailarina não é para qualquer uma. Mas eu estava aqui, matutando e pensando na grande dificuldade de dançar um conjunto (Corpo de Baile).





No final do ano passado eu me apresentei com a academia que faço ballet, e percebi que é realmente muito difícil o sincronismo e a dança dessa maneira, pois todo mundo de estar igualzinho: braços, pernas, cabeças, distâncias, expressões....... e sem contar que se você errar todo mundo percebe. Porém quando você dança sozinha, você tem um pouco mais de liberdade. Se você errar um passo, só você e seu coreógrafo(a), professor(a) é que vão perceber (claro que você estará morta), mas a platéia não saberá do seu erro.



Ou seja quando se é primeira bailarina, você pode improvisar uma coisinha ou outra caso haja a necessidade, agora quando se está num corpo de baile é muito, muito, muito difícil dar uma "improvisada", pois tudo deve ser igualzinho, e qualquer errinho toda a platéia percebe.

Portanto quando você ler ou ouvir alguém dizendo que uma bailarina de Corpo de Baile não brilha, não tem destaque ou não é boa o suficiente para ser uma primeira bailarina, pense em tudo isso. Pense na dificuldade de estar todas na mesma altura de pernas, de braços.... o mesmo lado das cabeças, a mesma inclinação do corpo..... tudo deve ser igual.... até a respiração tem que ser a mesma, pra tudo sair perfeito.


Queridas formadoras de Corpo de Baile, parabéns pelo seu trabalho, pelo empenho, pela dedicação. Sem vocês os espetáculos de ballet não teriam tanta graça e tanta beleza.



Beijooooosssssss

terça-feira, 1 de março de 2011

Ballet no Carnaval de São Paulo

Não sei se sou só eu, mas estou bem ansiosa para chegar o carnaval (e nem tanto pela bagunça em sim, mas pelo feriado de 4 dias hehehehehehehe), e então fui pesquisar um pouco se alguma escola ia levar algo relacionado ao Ballet para o sambódromo esse ano. E não é que tive a grata surpresa de saber que a Unidos do Peruche irá fazer uma homenagem ao Teatro Municipal de São Paulo, e com isso levará a Companhia de Ballet Stagium para o seu desfile.



Fiquei bem feliz, porque eu acho tão bonito o desfile das escolas de samba e saber que o Ballet irá embelezar ainda mais esses desfiles me deixa contente.... rsrsrsrsrsrs

Eu sei que pra muita gente, samba e ballet são coisa bem diferentes, e são mesmo. Mas ambas são arte. Olhe um sambista dançando. Eu fico bege só de ver. E olhe uma bailarina dançando. Fico bege também. São danças completamente diferentes, cada uma no seu mundo, cada uma com sua beleza particular, mas ambas são artes, então não vejo problema algum de se juntarem por um espetáculo. Acho lindo isso sim. Acho até que vou assistir essa escola esse ano.... (claro que na TV né.... a essa altura não tem mais ingressos para ir ao Anhembi...)


Meninas do Ballet Cedan de Piracicaba - convidadas para o desfile

Além do Ballet Stagium, outros artistas foram convidados, como artistas de teatro e do circo..... pelo jeito vai ser uma apresentação lindaaaaaaaa

Quem quiser mais informações pode acessar este site.

Um beijoooooo